O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius Nóbrega, do PSDB, promete que ainda esta semana vai se reunir com os vereadores que compõem as bancadas de situação e oposição para debater ações da nova legislatura. A Casa de Napoleão Laureano está atualmente em recesso oficial, com data de retorno das atividades ainda indefinida em virtude dos trabalhos de reforma que estão sendo implantados no recinto. O presidente Marcos Vinícius salientou que não haverá obstáculo, contudo, para as ações proativas do legislativo pessoense.
Uma das prioridades da sua agenda é a escolha do primeiro bairro que vai receber o projeto denominado “Câmara Itinerante”, bem como a definição das comissões permanentes do Poder. Marcos Vinícius reafirma o compromisso de manter a proximidade do legislativo com a sociedade e justifica que o projeto “Câmara Itinerante” possibilitará um conhecimento melhor dos problemas da população, servindo de base para as iniciativas dos vereadores no encaminhamento de soluções junto ao poder público municipal ou a outras esferas de decisão. “O nosso propósito é o de circular por toda a cidade, levando os vereadores para um debate com entidades sociais e instituições como a Igreja, a fim de que os resultados sejam levados ao plenário e convertidos em ações concretas”, esclareceu Marcos Vinícius.
O dirigente que sucedeu a Durval Ferreira, do PP, no comando da Câmara, ressalta a importância do fato de que os trabalhos da legislatura sejam iniciados com os nomes já definidos para integrar as comissões temáticas do Poder. A escolha, de acordo com o presidente, será efetuada através de consenso, o que garante mais representatividade e legitimidade ao processo. “Faremos tudo de forma bastante democrática, conversanmdo com as duas bancadas para que todos os vereadores possam ter espaços assegurados”, comprometeu-se ele. O retorno dos vereadores ao trabalho estava previsto para a semana passada, no entanto, a reforma de última hora nas dependências da Casa fez com que houvesse adiamento por cerca de quinze dias. A retomada será após o carnaval e a reforma consiste em modificar a parte elétrica do plenário, que, por causa do tempo, tem oferecido risco a pessoas que trabalham no local.
Na Assembleia Legislativa, o deputado Gervásio Maia Filho, do PSB, que assumiu a presidência sucedendo a Adriano Galdino, vai tomar providências para agilizar a convocação de sessão que vai escolher um novo quarto vice-presidente da instituição. A decisão decorre da iniciativa do deputado Jeová Campos, do PSB, de renunciar ao poso, para o qual foi escolhido antecipadamente há dois anos. “A razão é de ordem pessoal e profissional e não de caráter político”, enfatiza Jeová Campos, explicando que a sua investidura num cargo na Mesa Diretora da Assembleia lhe impede de exercer atividades paralelas na advocacia. O deputado já comunicou o fato ao presidente Gervásio Maia e ficou acordado que o substituto será da bancada socialista, mediante votação em sessão específica no plenário da Assembleia.