O deputado federal Efraim Filho, de 37 anos de idade, que está na terceira legislatura, foi eleito em Brasília líder da bancada do Democratas (DEM) na Câmara. Ele postou mensagem em redes sociais agradecendo o apoio recebido da parte dos seus companheiros de atuação e prometendo continuar fiel aos postulados da agremiação, bem como continuar fazendo o debate de soluções para os graves problemas nacionais. Pai de duas filhas, o deputado é filho do ex-senador Efraim Morais, que foi primeiro-secretário do Senado, presidiu CPIs polêmicas como a CPI dos Bingos e deu posse a Luiz Inácio Lula da Silva no seu primeiro mandato em 2003. Na época, Efraim, que era primeiro vice-presidente da Câmara, ascendeu à titularidade com a renúncia de Aécio Neves para assumir o governo de Minas Gerais. Efraim deixou claro, sempre, que fazia oposição aos desmandos do PT e a seus governos, não ao povo brasileiro.
Na bancada do DEM na Câmara, Efram Filho substituirá a Pauderney Avelino, do Amazonas, que exerceu o posto numa conjuntura difícil como a de 2016 marcada pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff, afinal concretizado. O deputado Efraim Filho foi um dos organizadores da expansão da Juventude Democratas pelo país, inclusive, proferindo palestras e conferências a respeito da necessidade de participação do jovem nas grandes decisões nacionais. Em pouco tempo de atuação, Efraim Filho demonstrou desenvoltura na Câmara dos Deputados. Passou a ter interlocutores no DEM como o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do Estado do Rio, e o ex-deputado ACM Neto, prefeito de Salvador, na Bahia. Igualmente estreitou vínculos em Brasília com políticos de outras legendas. Ele votou abertamente pelo impeachment de Dilma por considerar que havia subsídios muito fortes contra a administração dela.
Oriundo do Vale do Sabugy, com foco na cidade de Santa Luzia, o deputado Efraim Filho chegou a participar da eleição para prefeito de João Pessoa, na condição de vice de Estelzabel Bezerra (PSB), em 2012. A aliança entre os democratas e socialistas foi costurada parcialmente pelo ex-senador Efraim Morais, que passou a ocupar a secretaria de Infraestrutura do governo Ricardo Coutinho. A mãe de “Efraito”, como é chamado pelos mais íntimos, Angela, foi vice de Ruy Carneiro na chapa PSDB-PFL a prefeito de João Pessoa em 2004, derrotada por Ricardo Coutinho. O “clã” Morais rompeu politicamente com o esquema do senador Cássio Cunha Lma e aproximou-se, então, da liderança do governador Ricardo Coutinho, com quem está alinhada até hoje.
Apesar de se manter jovem, Efraim Filho é respeitado na Câmara e no Senado da República pela seriedade que imprime aos debates a respeito das questões nacionais. Seguindo a filosofia do pai, que é presidente do diretório regional do Democratas na Paraíba, Efraim Filho sempre atacou políticas públicas do PT, que, a seu ver, estavam equivocadas. O novo líder do DEM obteve receptividade na escolha do seu nome e assegurou que vai se empenhar ainda mais em defesa dos interesses da população, especialmente os nordestinos e paraibnanos, focando-se em bandeiras como a da transposição das águas do rio São Francisco. “Divido com a população da Paraíba essa vitória”, revelou Efraim ao comentar a escolha.
Nonato Guedes