Ex-ministro das Cidades no primeiro governo de Dilma Rousseff, do PT, o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro, do Partido Progressista, mantém canais de interlocução com o governo do presidente Michel Temer e tem tido seu nome cogitado, inclusive, para uma Pasta na atual gestão. À frente da liderança do partido na Câmara (o PP tem a quarta bancada), Ribeiro afirma, porém, que a prioridade tem sido apoiar as medidas do atual governo em relação à transparência, equilíbrio das contas públicas e responsabilidade fiscal, contribuindo para a mudança e modernização da legislação brasileira. “Se não houver essa conjunção de esforços, poderemos ter um agravamento da crise que já gerou milhões de desempregados”, enfatizou ele, numa entrevista ao “Correio da Paraíba”.
Pelo diagnóstico do deputado Aguinaldo Ribeiro, a legislação atual não condiz com a realidade brasileira, a carga tributária é uma das mais elevadas do mundo e o cidadão não vê o retorno em saúde de qualidade, boa educação, segurança pública e infraestrutura. “A população está cansada e descrente da política. O Congresso precisa ser corajoso e agir. Todos sabem que são necessárias as reformas, que é imperioso fazê-las. Trabalhamos firmemente para que isto aconteça e voltemos a crescer”, enfatizou o parlamentar. Ele se referiu ao esforço pessoal que tem desenvolvido para carrear recursos para municípios e para o Estado de um modo geral, enxertando-os no Orçamento Geral da União. A gravidade da questão hídrica foi um dos temas que ele abordou em recente audiência com o presidente Michel Temer.
Aguinaldo revela que na audiência com o presidente transmitiu-lhe a situação calamitosa do Estado e pediu que além da urgência na conclusão das obras de transposição de águas do rio São Francisco sejam tomadas medidas para garantir água para Campina Grande e inúmeros outros municípios penalizados. O deputado defende que haja um amadurecimento dos integrantes da bancada federal paraibana na união para defesa dos interesses do Estado. Disse que, por muitas vezes, a população paraibana assistiu ao protagonismo de atos de mesquinharia por parte de alguns políticos que em razão de interesses pessoais preferiam que os recursos não viessem para o nosso Estado. “Os parlamentares da atual legislatura têm se esforçado para defender a Paraíba”, vocaliza o parlamentar pepista.
Ao comentar a importância da transposição de águas, o ex-ministro frisou que a solução é “salvadora” na atual conjuntura para regiões como a que é polarizada por Campina Grande. Aguinaldo Ribeiro conta que tratou do assunto com o ministro Hélder Barbalho, da Integração Nacional, e ele reafirmou o compromisso de calendário para a conclusão da obra. “Esta é uma obra que vai modificar a feição do Estado, possibilitando um novo eixo de desenvolvimento nas demais regiões hoje afetadas pelo problema da falta d’agua. Além disso, como líder do PP, contribuímos para garantir no orçamento recursos que ajudem na concretização da obra”, asseverou ele.
Nonato Guedes