O deputado estadual Raniery Paulino, representante do brejo na Assembleia Legislativa, é o novo líder da bancada peemedebista na Casa. A sua escolha recebeu o endosso de colegas como Nabor Wanderley, Jullys Roberto e Ricardo Marcelo., e uma das missões imediatas do parlamentar é tentar a conciliação entre grupos que divergem quanto ao governo Ricardo Coutinho, uns apoiando e outros combatendo a administração estadual.
Filho do ex-governador Roberto Paulino, Raniery confirmou em entrevistas a divisão reinante nas hostes peemedebistas. “Não vou omitir esse fato, que perdura na própria bancada com atuação no Legislativo. Eu, pelo menos, integro o bloco de oposição ao governo mas procuro fazer uma oposição responsável e construtiva”, frisou, acrescentando que se empenhará com vistas à conquista da unidade interna. Para ele, a divisão ainda é consequência de posições distintas assumidas pelo PMDB no processo eleitoral recente no Estado.
Mencionou como exemplo a disputa de 2014, em que, no primeiro turno, o PMDB lançou candidatura própria, na figura do então senador Vital do Rêgo, atual ministro do Tribunal de Contas da União. No segundo turno, que ficou polarizado entre Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima, oficialmente o PMDB hipotecou apoio à reeleição do socialista. Uma corrente, todavia, alinhou-se com a candidatura de Cássio. Dessa corrente fez parte o vice-prefeito atual de João Pessoa, Manoel Júnior, que era deputado federal. Agora, no carnaval, Júnior está como prefeito, devido à licença requerida pelo titular, Luciano Cartaxo, do PSD. Para Raniery, o fortalecimento do PMDB no Estado está condicionado à recuperação da unidade interna. “Nunca um partido dividido logrou ter influência nas decisões políticas e junto ao eleitorado”, atestou o deputado.
Nonato Guedes