Nunca tantos parlamentares paraibanos ocuparam lugares de destaque no Congresso Nacional em uma mesma legislatura como ocorre atualmente em Brasília. Em reportagem publicada no “Correio da Paraíba”, o repórter André Gomes faz os cálculos e informa que dos 15 parlamentares (três senadores e doze deputados federais), pelo menos seis estão em posição de destaque no Lgislativo na Capital da República. Comneça pelo senador Cássio Cunha Lima, do PSDB, que se elegeu primeiro vice-presidente da Casa presidida por Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará. Cássio já esteve no exercício da presidência, recentemente, quando Eunício foi submetido a intervenção cirúrgica. Não chegou a comandar sessões ordinárias ou deliberativas porque nã havia assuntos pendentes e vigorava uma espécie de recesso.
Ainda assim, Cássio situou-se em posição privilegiada, podendo ter sido incluído na linha constitucional de sucessão do poder em Brasília. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP, que foi líder da bancada do partido na Câmara e chegou a ser mnistro das Cidades no governo de Dilma Rousseff, deu um exemplo de jogo de cintura ao ser indicado para a liderança do governo de Michel Temer na Câmara. Para a sua escolha foi decisiva a articulação empreendida pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente reeleito da Câmara. Na votação do impeachment de Dilma Rousseff, Aguinaldo Ribeiro seguiu a orientação partidária e votou pelo impedimento, causando indignação por parte da ex-presidente da República.
Um outro parlamentar que se destaca por ser bem articulado e ter trãnsto amplo nos corredores do Congresso é Rômulo Gouveia, do PSD, presidente estadual do partido. Ele conseguiu, graças a essa habilidade, assumir a quarta-secretaria da atual Mesa Diretora. O parlamentar tem uma boa atuação em plenário e livre circulação nos ministérios. O democrata Efraim Filho foi escolhido, por sua vez, como líder do seu partido e tem a prerrogativa de participar das reuniões para definições das pautas de votação da Câmara. Já o deputado Wilson Filho, do PTB, assumiu a vice-liderança do seu partido. Esteve a um passo da liderança, se o deputado Jovair Arantes tivesse sido eleito presidente da Câmara. O deputado Pedro Cunha Lima, não obstante estar ainda no primeiro mandato, já assume a vice-liderança da legenda. “Esta é uma bancada forte e com políticos comprometidos com os interesses do nosso partido e, principalmente da Paraíba. Trabalhamos pelo melhor para o nosso povo”, frisou Pedro.
Nonato Guedes