Dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, atualmente radicado em Belo Horizonte, completa hoje 98 anos de idade. Nascido em Córregos, Minas Gerais, dom José completa também 76 anos de sacerdócio e, em setembro, 60 anos como bispo.
De família humilde, seu pai descendente de portugueses e sua mãe descendente de africanos e cigarros, dom José atuou como arcebispo metropolitano da Paraíba a partir da década de 60, tendo chegado em plena ditadura militar. Tornou-se respeitado pela simplicidade e também pela altivez de posições. No primeiro momento, apoiou o movimento de 64 mas logo se indispôs contra ele, ao tomar conhecimento de violações dos direitos humanos, bem como ao se confrontar com a realidade de miséria do povo nordestino.
Dom José foi parceiro de dom Helder Camara, arcebispo de Olinda e Recife, em lutas ou confrontos com proprietários rurais que oprimiam trabalhadores. Era tido pelos proprietários como “subversivo”, mas se tornou querido e admirado no seio do povo.
A celebração do seu aniversário deveria ocorrer em João Pessoa, mas dom José foi acometido recentemente de um AVC em Belo Horizonte e teve que adiar sua vinda a uma terra que tanto ama e que tanto lhe devota estima e admiração.
Nonato Guedes