O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai enviar ao Ministério do Planejamento, até o dia 31 de maio, o pedido de concurso para 1.529 vagas de níveis médio e superior. A abertura do novo edital é emergencial, devido a grande carência no quadro atual de servidores, além da previsão de que 25% se aposentem até 2019.
Devem ser solicitadas 680 vagas para nível superior nas funções de analista administrativo (180) e analista ambiental (500), ambos com remuneração de R$7.760,45. Além disso, serão disponibilizadas 849 chances em todos os cargos, entre eles os de técnico administrativo e ambiental, ambos exigem ensino médio e tem salário de R$3.712,72.
O Ibama ainda não divulgou a data exata que irá enviar o pedido de concurso, mas será feito em breve devido a urgência em repor seu quadro de servidores. O órgão contrata seus funcionários através do regime estatutário, que garante estabilidade no emprego.
Este novo processo seletivo deve ser realizado sob a organização da Cebraspe (antigo Cespe/UnB), instituição que tradicionalmente é responsável pelos concursos do Ibama. Segundo previsão, o instituto irá abrir oportunidades em diversos estados do Brasil.
Fonte: www.concursos.com.br