Em intervenção feita, hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Renato Gadelha destacou a importância da transposição das águas do rio São Francisco, que já está beneficiando municípios paraibanos, a exemplo do trecho inaugurado pelo presidente Michel Temer em Monteiro, no cariri. Renato salientou que a transposição foi uma luta de muitos – de governantes, líderes políticos, representantes de movimentos sociais e, no final das contas, é uma conquista do povo por ser o grande beneficiado. Ele disse que é impossível omitir o papel de figuras como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no desafio da interligação de bacias.
Renato chamou a atenção para a atuação marcante desempenhada, conforme ele, pelo ex-senador e ex-deputado federal Marcondes Gadelha, atual presidente do PSC no Estado. Lembrou que Marcondes enfrentou hostilidades em debates sobre a transposição em Estados do próprio Nordeste por parte de expositores que temiam consequências para o meio-ambiente com a transposição. De acordo com o deputado, essa visão, além de equivocada, carecia de fundamento técnico, o que significa que alguns participantes das discussões sobre a transposição estavam desinformados a respeito e talvez ainda agora ão tenham se aprofundado na abordagem.
O parlamentar estadual frisou que numa audiência ocorrida numa Comissão Temática da Câmara dos Deputados, o então deputado Marcondes Gadelha foi praticamente “bombardeado” por pseudos-especialistas na transposição e até por artistas que lá compareceram, a convite, a exemplo da atriz Letícia Sabatella. Recentemente, Letícia Sabatella engajou-se na campanha contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e foi ao Palácio do Planalto hipotecar-lhe solidariedade. Chegou a bater-boca com manifestantes no meio da rua a propósito da polêmica do impeachment. “Nada mais oportuno que o tempo para dissipar juízos equivocados”, acrescentou Renato Gadelha, acentuando que Marcondes está coma consciência tranquila de que lutou por uma causa justa e travou o bom combate. em alto nível, embasando suas argumentações em torno da necessidade da transposição das águas. Ele frisou que Marcondes é reconhecido internacionalmente como um estudioso do assunto e que se aplicou com denodo ao estudo das variantes da interligação de bacias na região setentrional do Nordeste brasileiro.
Nonato Guedes