O ano de 2017 será marcado, em Cabedelo, pelo centenário do cônego Alfredo Barbosa (in memoriam), grande homenageado no IV Ano Cultural, projeto idealizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) para lembrar as principais obras e ações de cabedelenses ilustres. Padre Alfredo, como era conhecido por todos, dá nome ao Hospital Municipal da cidade, e participou ativamente da história, formação e identidade cultural de Cabedelo.
Para lembrar o centenário do pároco, a vereadora Jacqueline Monteiro (PRP) apresentou, nesta quinta-feira (16), um requerimento solicitando ao Poder Executivo a implantação de um busto em sua homenagem no pátio externo do Hospital Municipal. A iniciativa partiu do padre Ernando Teixeira, sobrinho do homenageado, e foi abraçada pela vereadora.
A parlamentar também levou à Câmara um Projeto de Lei (PL) denominando a atual rua do Cajueiro, no Centro, de rua Cônego Alfredo Barbosa. O PL foi aprovado e tramitará nas comissões para posterior deliberação pelo Plenário.
“Eu venho à Tribuna, com muito orgulho, apresentar essas solicitações relacionadas ao Padre Alfredo, por entender que esse reconhecimento é muito importante para a nossa sociedade. Padre Alfredo dedicou-se por mais de 40 anos à história de Cabedelo, principalmente na parte religiosa, cultural, social e humana. Ele também teve uma participação muito ativa no processo de emancipação política de nossa cidade. Então, nada mais justo que homenageá-lo”, justificou a vereadora.
O padre, escritor e pesquisador Ernando Teixeira, que tem capitaneado as reuniões em torno do centenário do Padre Alfredo, também esteve presente à sessão, e fez uso da palavra agradecendo a iniciativa de Jacqueline e dos demais parlamentares.
“É um prazer estar vivendo esse momento. ‘O amor de Cristo nos uniu’, assim o padre Alfredo nos dizia, ‘obstante nossas diferenças, distâncias, defeitos ou qualidades’. Ele foi o padre que fez parte da história dessa cidade e instruiu a vida de diversas pessoas, inclusive, de algumas que aqui estão. Aproveito para agradecer a iniciativa e o acolhimento da vereadora Jacqueline e de toda a Câmara”.
Quem foi o Padre Alfredo? – Padre Alfredo Barbosa dos Santos nasceu em João Pessoa, em 21 de agosto de 1917. Foi ordenado em 1944 e logo assumiu como coadjutor da paróquia de Lourdes, nas Trincheiras. Depois, em 1946, seguiu para Monteiro e, no ano seguinte, foi transferido para Campina Grande, tendo sido o primeiro pároco de São José, do bairro José Pinheiro.
No dia 8 de dezembro de 1951, criada a paróquia de Cabedelo, foi nomeado seu primeiro pároco e, ao mesmo tempo, administrador da antiga paróquia de Livramento. O Padre logo foi tomando conhecimento da realidade religiosa, econômica, social e cultural de seus paroquianos e, aos poucos, conquistando as pessoas, sem preocupação com promoção pessoal ou qualquer conforto de vida, apesar de ser estimado pela classe política e empresarial da cidade e do Estado.
Em consequência da diabetes, sofreu a amputação das pernas, entre 1983 e 1985, mas permaneceu alegre e bastante ativo até o final de sua vida. Faleceu no dia 11 de agosto de 2000 (dia de Santa Clara).
Centenário do Padre – Desde o início do ano, todas as últimas terças-feiras de cada mês são dedicadas às discussões do Centenário e ao Ano Cultural Padre Alfredo, objetivando apresentar a vida e a atuação pastoral do pároco.
No próximo dia 28 de março, às 19h30, no Cabedelo Clube, o Padre Ernando promove mais um encontro sobre o Centenário, dessa vez com o tema: O Padre Alfredo e o movimento de Promoção da Mulher. A reunião vai focar no trabalho pastoral desenvolvido com as vítimas da prostituição em Cabedelo.
Ao final do ano, um livro contendo a história de vida do Padre Alfredo, será lançado, como forma de resgatar e propagar a memória dos homenageado.