O deputado Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, afirmou hoje pela manhã a este repórter que a recepção popular aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff na região de Monteiro, no cariri paraibano, por ocasião da visita deles no fim de semana para acompanhar as obras da transposição de águas do rio São Francisco, foi sintomática de cenários indiscutíveis na conjuntura nacional. Referindo-se especificamente ao ex-presidente Lula, que fez o pré-lançamento de sua candidatura ao Planalto em 2018, Gervásio afiançou que “o ex-presidente é um fenômeno impressionante”, mencionando as demonstrações de apreço e reconhecimento tributadas a Lula.
Gervásio integrou a comitiva liderada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) que foi para a celebração popular da transposição das águas em Monteiro. “Além da grandiosidade da obra, que é inquestionável, realça o prestígio do ex-presidente Lula entre os nordestinos. Ele é muito querido pelo povo porque tem história com a região e porque tem história construída ao longo dos mandatos na presidência da República”, descreveu o deputado Gervásio Maia. Embora integrante do PSB, Gervásio frisou que é impossível ignorar a penetração política-eleitoral do ex-presidente Lula nos sertões nordestinos.
Atribui essa liderança aos projetos e iniciativas que Lula desencadeou, quando esteve à frente da presidência da República, para atender às demandas ou reivindicações do Nordeste. “A própria vivência pessoal do ex-presidente, como um retirante que saiu do Nordeste para tentar a vida e a sobrevivência no Sul, dá uma aura mística à sua personalidade, sem falar na identificação autêntica que o ex-presidente possui com o povo nordestino”, analisou o presidente Gervásio Maia. Ele advertiu que os adversários de Lula partiram para uma “orquestração equivocada” no sentido de tentar criminizá-lo a qualquer custo. “Essa articulação foi interpretada nas camadas populares como medo do que Lula representa em termos de perspectiva de volta ao governo pelo voto”, avaliou Gervásio Maia.
O presidente da Assembleia Legislativa comentou que o governador Ricardo Coutinho teve uma postura coerente ao recepcionar os ex-presidentes Lula e Dilma na cidade de Monteiro. “O governador foi digno. Ele quis transmitir aos dois ex-presidentes a gratidão da Paraíba pelos esforços que empreenderam para tornar célere a marcha da transposição, um pleito que atravessou séculos. Poucos governantes têm essa altivez demonstrada pelo governador Ricardo Coutinho, que é bastante conhecida da população paraibana”. Lembrou que Ricardo manteve audiência protocolar com o presidente Michel Temer em Brasíia e também o recebeu quando esteve na Paraíba para inspecionar obras da transposição. “Em relação ao presidente Lula, havia um sentimento mais caloroso, por identidade de lutas e de propósitos da parte do governador”, finalizou Gervásio.
Nonato Guedes