O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) disponibilizou em seu site nesta quinta-feira (23), o ranking estadual das Zonas Eleitorais da Paraíba envolvidas no processo de cadastramento biométrico.
De acordo com a presidente do Tribunal, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, a ferramenta é uma forma dinâmica de acompanhamento, dando total transparência ao processo, estimulando as Zonas Eleitorais e beneficiando os eleitores dos 102 municípios participantes da campanha biométrica 2017/2018.
Quatro municípios do interior vêm se destacando nos trabalhos de cadastramento dos eleitores, dentre os 102 municípios que realizam a biometria na Paraíba, ultrapassando o índice de 30% do eleitorado cadastrado.
Apesar de contar apenas com 3 kits biométricos, o município de Serraria já conseguiu atingir a marca de 32,81% do seu eleitorado. Para o juiz Eleitoral da 12ª Zona, André Ricardo de Carvalho Costa, o sucesso do alcance dessa meta é a realização antecipada, para não se deixar à última hora, evitando as filas, é uma dinâmica que vem sendo feita com o apoio dos municípios que fazem parte da 12ª Zona Eleitoral, das Câmaras Municipais e a atenção especial que vem sendo dada pela imprensa local divulgando o trabalho que estamos fazendo.
O mesmo ocorre com o município de Prata, que ultrapassou o índice de 24% dos seus eleitores cadastrados. Pirpirituba e Baraúnas, que possuem apenas 3 kits biométricos, também alcançaram a marca de 22,17% e 20,9%, respectivamente.
A explicação para os bons resultados é a união de esforços dos magistrados e servidores das zonas eleitorais, que, com a colaboração dos prefeitos, presidentes das Câmaras municipais e imprensa local vêm divulgando e alertando para a importância do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral, com o propósito de garantir mais segurança e eficiência nas eleições.