Em matéria de capa da sua nova edição, a revista TRIBUNA, de enfoque municipalista, dirigida pelo executivo Manoel Raposo, projeta o nome do deputado Gervásio Maia (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, como alternativa na disputa pelo governo do Estado em 2018. Filho do ex-deputado Gervásio Bonavides Maia, que presidiu a Assembleia e neto do ex-governador João Agripino, que administrou o Estado entre 1966 e 1971, Gervásio Filho militava no PMDB mas deixou o partido alegando falta de espaço para opiniões de filiados na tomada de decisões.
Ele ingressou no PSB a convite do governador Ricardo Coutinho, que teve como secretário de Finanças na prefeitura da Capital Gervásio (pai), atuando como uma espécie de “xerife” na missão de equilibrar o caixa público. A revista acrescenta que além de ostentar como um trunfo para eventual disputa ao governo a grife do sobrenome – Maia, herdado do pai e do avô, Gervásio “é um político jovem, com ficha limpa e extremamente parcimonioso em relação ao uso dos recursos públicos”. Nos bastidores, antes de tomar posse na presidência, ele agiu com habilidade junto ao ex-presidente Adriano Galdino para sustar a transferência do prédio da Assembleia da Praça dos Três Poderes para a avenida Epitácio Pessoa. Gervásio alegou que isto seria dispendioso numa conjuntura de graves problemas financeiros. Adriano acatou as ponderações e o caso foi solucionado.
A TRIBUNA acrescenta: “Gervásio vai estar no ponto em 2018 para disputar o governo do Estado com um discurso que empolgará, certamente, fatias influentes do eleitorado paraibano”, revela um deputado da base de sustentação política do governo, acrescentando que no momento oportuno será feita uma opção do PSB pelo nome do presidente da Assembleia, que poderá contar com o reforço de outros partidos já incorporados à coalizão que gravita em torno do governo de Ricardo Coutinho. Ele ascendeu ao posto de presidente da AL este ano, sucedendo a Adriano Galdino, também do PSB, mas sua eleição ocorreu antecipadamente por maioria de votos.
Nonato Guedes