O governador Ricardo Coutinho esteve na cidade de Cajazeiras dando inicio ao ciclo de 2017 do Orçamento Democrático. Na ocasião, ele disse que a Paraíba é o único estado do país que adota esse tipo de comportamento para se construir o orçamento estadual. A Paraíba passou a ter um processo contínuo de inversão de prioridades, quando se passou a olhar para os municípios mais esquecidos anteriormente. Nós construímos um poder popular e sozinho jamais teria conseguido fazer isso. Foi o Orçamento Democrático, com a força do povo, que construiu esse processo fazendo com que a Paraíba seja mais justa do que era anteriormente.
Ricardo também apresentou o estudo de análise de indicadores, divulgado recentemente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), colocando a Paraíba entre os sete melhores Estados em situação fiscal. Todos se lembram da situação financeira em que essa gestão encontrou ao assumir o governo em 2011, onde havia problemas em praticamente todas as áreas. Esse índice colocou a Paraíba em 7º melhor lugar, em direcionar os gastos públicos do Brasil, entre os 27 estados. Somos também o 6º estado no país em que melhor se investe nas obras em ações, e o 13º melhor em despesas de pessoal. Entre os nove melhores, na análise geral, quatro estão no Nordeste. O Nordeste soube fazer o dever de casa e avançou e como melhor gestão para a população, ressaltou o governador.
Para a região de Cajazeiras, Ricardo fez a entrega simbólica de nove ônibus escolares; 276 computadores; 12 laboratórios de ciências; equipamentos para o 5º Batalhão da Polícia Militar e a reforma da Escola Estadual Elaine Soares Brasileiro.