O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), celebrou os cem primeiros dias do seu segundo mandato entregando casas populares de um conjunto habitacional e anunciando novas ações na infraestrutura para beneficiar famílias carentes. Cartaxo recebeu manifestações de apoio de aliados políticos de diferentes partidos, do senador Cássio Cunha Lima, do PSDB, ao presidente estadual do PSC, ex-senador Marcondes Gadelha, todos enaltecendo os investimentos administrativos alocados na Capital paraibana.
O vice-prefeito de João Pessoa, ex-deputado federal Manoel Júnior, do PMDB, falou do reconhecimento popular que existe, sinalizando aprovação aos feitos administrativos da gestão titulada por Luciano Cartaxo e ressaltou que tem procurado colaborar diretamente neste segundo mandato, valendo-se da influência em gabinetes do poder em Brasília para a liberação de recursos e a consecução de investimentos. No primeiro mandato, conquistado em segundo turno em 2012 numa disputa contra o ex-senador Cícero Lucena, Luciano Cartaxo tinha como vice o jornalista Nonato Bandeira, do PPS, que atualmente se reaproximou do esquema político do governador Ricardo Coutinho.
Nas eleições de 2016, quando postulou a reeleição, Luciano Cartaxo costurou apoios políticos no PMDB, PSDB e outras legendas. Seu nome tem sido ventilado insistentemente como alternativa para disputar o governo do Estado, mas Cartaxo procura fugir de forma sistemática de qualquer apreciação ou comentário a respeito. Ele tem argumentado que neste ano está focado prioritariamente na gestão, e que seu principal objetivo é oferecer resultados aguardados pela população. Considerou uma dádiva o fato de estar mantendo um nível razoável de investimentos em meio à crise econômica que afeta o plano nacional. E, em termos pessoais, declara-se otimista com as perspectivas de recuperação econômica, salientando que os ajustes tomados pelo governo federal e que de algum modo estão sendo debatidos coçm segmentos da sociedade vão possibilitar a conquista de índices positivos para o desenvolvimento do Brasil.
Em termos de aliança política-eleitoral para o pleito de 2018, o prefeito da Capital aposta fichas na retomada da aliança que somou forças para a sua reeleição em 2016. Isto é o que tem sido dito por assessores de confiança do gestor, que, no entanto, abordam o assunto informalmente, observando que na prática o diálogo para as futuras eleições não está deflagrado na equipe que assessora Luciano Cartaxo.
O presidente estadual do PSD, deputado federal Rômulo Gouveia, afirma que o partido está satisfeito com o desempenho administrativo de Luciano Cartaxo. E considera que o trabalho empreendido pela atual gestão na Capital funciona como uma espécie de “vitrine” para inspirar administradores de outras localidades, pelo alcance dos programas, das obras e serviços em execução.
Nonato Guedes