O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) se pronunciou sobre a investigação aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo o seu nome. Ele disse que apoia a investigação para que tudo seja esclarecido.
Cássio disse está tranquilo, uma vez que a doação que recebeu foi dentro da legalidade. “Tem que investigar sim, investigar até o fim para que tudo seja devidamente esclarecido. Quero dizer de forma muito enfática: o meu patrimônio é absolutamente compatível com a minha renda. Eu não enriqueci ilicitamente”, afirmou o senador tucano.
O jornal O Estado de São Paulo divulgou a informação de que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na corte, determinou a abertura de inquéritos contra nove ministros do governo do presidente Michel Temer, além de 29 senadores e 42 deputados federais. A investigação atinge também o ministro do Tribunal de Contas da União, o paraibano Vital do Rêgo.
Os inquéritos foram abertos mediante pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos do grupo Odebrecht.
A abertura de inquérito não significa que os investigados respondem por algum crime. Eles só se tornam réus mediante decisão do STF, o que não tem data para acontecer.
Lenilson Guedes