A Controladoria Geral da União (CGU) propôs que as contas do exercício de 2014 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) sejam julgadas irregulares.
O Relatório de Gestão apontou falhas que causaram potencialmente prejuízo ao erário, mediante ato de gestão antieconômico, por conta da contratação de serviços de portaria desnecessários ou subutilizados, cuja estimativa do dano alcançou o montante de R$ 191.604,68.
A fragilidade da fiscalização dos contratos é um ponto que merece atenção da UFCG – diz o relatório – uma vez que não foi capaz de detectar a prestação de serviços com custos inferiores aos contratados e pagos, inclusive mediante pagamento das remunerações dos trabalhadores em valores inferiores àquelas declaradas nas propostas que respaldam o contrato, resultando em dano aos trabalhadores e ao erário.
No âmbito das aquisições diretas de equipamentos para a pesquisa cientifica, as contratações irregulares atingiram o valor de R$ 1.199.236,59, porém, após a apresentação dos fatos pela auditoria, a UFCG providenciou a anulação de uma dispensa de licitação, no valor de R$ 519.500,00.
Foram verificadas também falhas na Gestão de Recursos Humanos, relacionadas à falta de controle da frequência dos servidores, à inutilização de sistema biométrico de controle de frequência e à ausência de mecanismos de prevenção da acumulação irregular de cargos.