A gestão da Mesa da Câmara Municipal de João Pessoa, empossada em janeiro e presidida pelo vereador Marcos Vinícius, do PSDB, tem sido elogiada pela celeridade dos trabalhos, transparência nos atos, postura de independência e abertura para o diálogo. Até mesmo quem não votou na chapa eclética encabeçada pelo atual presidente Marcos Vinícius fez questão de depor favoravelmente acerca da atuação empreendida. Este foi o caso do vereador Tibério Limeira, do PSB, recém-chegado ao legislativo pessoense, que disse estar positivamente impressionado com o novo perfil adotado na Casa de Napoleão Laureano, dispondo-se a colaborar no que for possível para fazer valer as conquistas alcançadas.
O presidente Marcos Vinícius declarou-se lisonjeado com o reconhecimento da parte de Tibério Limeira e reiterou o seu compromisso com o interesse público, firmado quando se lançou à direção da Câmara com o apoio de um grupo expressivo de vereadores. Os parceiros de Marcos Vinícius na eleição dividem com ele a administração colegiada que está sendo implantada. A prioridade, nos cem primeiros dias da legislatura, conforme expressa Marcos Vinícius, foi a de organizar internamente a Casa, solucionando deficiências e incorporando mudanças na sistemática de funcionamento. Assim é que foram feitas reformas na estrutura física do prédio, a fim de proporcionar melhor conforto, bem como tomadas medidas de valorização dos servidores, contemplados com um reajuste salarial acima da inflação.
No esforço que tem colocado em prática, o presidente Marcos Vinícius conta com a colaboração indispensável de outros integrantes da Mesa, como Lucas de Brito, Raíssa Lacerda, Dinho e Eduardo Carneiro. “Todos estão imbuídos do propósito de otimizar a atual gestão, que procura se pautar pelo exercício pleno da Cidadania e pela prestação de serviços de interesse público”, acentua o presidente do legislativo pessoense. O aprimoramento da comunicação foi outra bandeira que Marcos Vinícius decidiu empalmar com obstinação, tendo disponibilizado a TV Câmara para a cobertura de eventos de repercussão em João Pessoa e em cidades como Campina Grande onde foi pedido o concurso da Câmara da Capital. As sessões ordinárias e as sessões especiais, de acordo com o dirigente do Poder, têm sido produtivas na discussão de problemas gerais e no endosso de reivindicações segmentadas. “Sentimos, nas ruas, que a população percebe essas mudanças e se dispõe a também respaldar o exercício do mandato parlamentar”, comentou Marcos Vinícius.
No que diz respeito ao relacionamento da Mesa da Câmara com a administração do prefeito reeleito Luciano Cartaxo, do PSD, Marcos Vinícius enfatizou que há uma atmosfera de respeito e de proatividade. Explicou que o princípio da independência da atuação parlamentar é exercitado sem radicalismo, mas dentro da filosofia de aperfeiçoar projetos e ações que a prefeitura operacionaliza. “Posso dizer tranquilamente que a Câmara Municipal de João Pessoa é referência ou modelo a ser seguido e que tem havido uma oxigenação na apresentação de projetos e requerimentos, condensados de forma a atenderem, objetivamente, ao interesse coletivo”, adiantou Marcos Vinícius. Como exemplo, mencionou comissões que foram criadas para proceder a ajustes no regimento interno e em outros dispositivos que já estavam praticamente “caducando”. A meta foi a de tornar o legislativo “um poder contemporâneo, antenado com a conjuntura e com as transformações que a própria sociedade impõe”, na definição de Marcos Vinícius em entrevista ao site “Os Guedes”.
Nonato Guedes