Primeiro parlamentar da base governista paraibana a lançar a candidatura do governador Ricardo Coutinho ao Senado, o deputado Jeová Campos, do PSB, afirmou, hoje, que obteve excelente receptividade entre os liderados de Coutinho a sua declaração admitindo que examina a hipótese de concorrer ao posto em 2018. Jeová, que representa a região do Alto Sertão paraibano na Assembleia Legislativa, ponderou que a candidatura do governador a um cargo importante empolga seus aliados pela admiração despertada por RC quanto às suas posições, bem como pelo reconhecimento do potencial que ele pode oferecer à chapa de aspirantes a cargos majoritários e proporcionais no próximo ano.
Jeová Campos havia pontuado, recentemente, que Ricardo Coutinho, pela sua “inteligência” e pelo conhecimento que demonstra em relação aos problemas da Paraíba e do Nordeste, em muito contribuiria, positivamente, para o debate nacional, num momento em que, segundo ele, faltam “vozes desassombradas” no Congresso para questionar propostas de reforma encaminhadas pelo governo do presidente Michel Temer e que teoricamente retirariam conquistas de trabalhadores. “O governador da Paraíba, que, aliás, está credenciado a disputar, inclusive, cargos nacionais, é respeitado até por adversários políticos diante do seu preparo e da sua capacidade de debater com lucidez as questões da atualidade”, observou.
O deputado Jeová Campos explicou que quando fez o lançamento informal da candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado ou a outro cargo relevante no próximo ano atuou como espécie de porta-voz de lideranças políticas interioranas e de pessoas do povo que atestam o trabalho empreendido pelo gestor socialista para manter o estágio de desenvolvimento econômico e social da Paraíba, não obstante a conjuntura nacional adversa aos Estados pobres, como o nosso. O parlamentar sertanejo mencionou como exemplo de realizações de vulto de Ricardo o fato de seu governo ter retirado a Paraíba do isolamento asfáltico ou rodoviário, com a entrega de um trecho situado no município de Carrapateira. “Não fosse a política de austeridade do governador nem também a sua sensibilidade para com as demandas da maioria da população, tais conquistas não teriam se materializado”, argumentou o representante socialista. Ricardo Coutinho afirmou nas últimas horas que pretende aprofundar com a própria cúpula nacional do PSB a hipótese de postular o Senado em 2018.
Nonato Guedes