O governador Ricardo Coutinho assina, nesta quarta-feira (10), a ordem de abertura da licitação do Sistema Adutor TransParaíba, que vai atender as populações de 19 municípios paraibanos, garantindo a segurança hídrica para mais de 140 mil moradores das regiões do Curimataú e do Agreste paraibano que sofrem há décadas com a escassez dágua. A obra faz parte do programa Mais Trabalho e prevê investimentos da ordem de R$ 220 milhões.
Para isso, Ricardo Coutinho realizará a Caravana Curimataú, que vai percorrer seis dos 19 municípios beneficiados pela adutora TransParaíba: Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Picuí. Em alguns destes municípios, também serão assinadas ordem de serviço para construção de barragens.
O sistema adutor Curimataú corresponde ao Segmento II da Transparaíba. Esse segmento apresenta uma extensão de mais de 350 km, com diâmetro variando entre 150 mm a 600 mm, uma estação de tratamento que irá trazer água de qualidade a população com capacidade de tratar mais de 544 l/s, e ainda, serão construídas 21 estações de bombeamento, beneficiando em final de plano 148.000 mil habitantes em 19 municípios.