O ex-secretário da Transparência do município de João Pessoa Éder Dantas avaliou como preocupante a queda verificada no último ranking da transparência divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU).
De primeiro lugar no ranking, a prefeitura de João Pessoa ocupa agora a 14ª posição. “Os avanços no sistema de transparência e controle social que a cidade viveu estão sendo desmontados. Os dados confirmam. Cidadania pessoense ferida”, afirmou.
Éder lembra que quando deixou a pasta em 2015, João Pessoa liderava o ranking entre as capitais com nota 10. “Na época, a PMJP soltou fogos e encheu a cidade de outdoors, comemorando o feito. Quando entreguei o cargo denunciei que havia ambiente interno refratário ao acesso público a informação”.
Segundo ele, houve um esvaziamento da secretaria da Transparência, como também no Conselho da Transparência. “As secretarias, sem pressão, deixaram de responder, no prazo, aos pedidos de informação dos cidadãos. Outras ações e projetos foram suspensos”, disse ele em postagem no seu facebook.