Em entrevistas a jornais locais no final de semana o deputado Gervásio Maia, presidente da Assembleia Legislativa, destacou as mudanças imprimidas nos cem primeiros dias de sua gestão à frente da Casa Epitácio Pessoa, tanto no aspecto institucional e político como no aspecto administrativo. Em relação a este último ponto, o presidente da Assembleia, que é filiado ao PSB, detalhou o processo de permanência do prédio na Praça dos Três Poderes, observando que haverá uma ampliação da sede com aproveitamento de Anexos espalhados pelo entorno do logradouro e até melhorias no estacionamento de veículos.
Gervásio equacionou um problema oriundo da gestão do presidente anterior Adriano Galdino, também do PSB, que cogitara a transferência da sede para a avenida Epitácio Pessoa alegando que as instalações atuais não comportam o trabalho de parlamentares, assessores e jornalistas. Juntamente com Adriano e antes mesmo de ser investido no cargo, Gervásio fez gestões junto ao governador Ricardo Coutinho que resultaram no cancelamento da cessão à Assembleia do imóvel onde funcionou o antigo Paraiban e que acolheria as instalações do Legislativo. “Tudo foi contornado em clima de entendimento e dentro da filosofia de redução de gastos, para nos ajustarmos à conjuntura de escassez que vigora no país”, expressou Gervásio Maia.
Um ponto que ele considera essencial foi a reabertura do Parlatório da Assembleia, situado de frente para a Praça dos Três Poderes e que constitui espaço democrático para manifestação de representantes de movimentos sociais e de entidades, bem como para a propagação de reivindicações que serão apreciadas preliminarmente pelo plenário da Assembleia antes de serem submetidas ao governo do Estado. “O Parlatório tem um simbolismo claro: é o povo na Casa que lhe pertence, com liberdade de pensamento e de manifestação. E esta é uma das funções pedagógicas do Parlamento”, acentuou o deputado Gervásio Maia. Referiu-se, igualmente, aos esforços em conjunto com a Mesa Diretora para agilização da pauta de votações de matérias importantes e para valorização dos servidores que compõem o quadro da AL, inclusive, com melhoria salarial.
O deputado Gervásio Maia ressaltou o fato de ter assumido a presidência numa conjuntura preocupante do ponto de vista nacional, em virtude das sequelas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e das discussões sobre reformas que o governo do presidente Michel Temer deseja ver aprovadas, entre as quais a trabalhista e a previdenciária. A sua atuação específica é no sentido de inserir a Assembleia da Paraíba no contexto do debate nacional que está sendo travado. “Sempre que possível, traremos expositores para palestras e para audiências públicas, a fim de que sejam esclarecidos pontos essenciais que estão agitando a Nação neste momento”, observou o deputado Gervásio Maia. Em termos pessoais, ele chegou a ter seu nome cogitado na imprensa como possível alternativa do PSB à disputa do governo do Estado em 2018, mas fez questão de enfatizar que tudo não passou de especulação. Maia oscila entrre pleitear a reeleição à Assembleia ou concorrer a um mandato de deputado federal, dependendo das composições que possam ser estabelecidas. “Já se disse que política é destino. Não vou precipitar fatos”, completou o parlamentar.
Nonato Guedes