O deputado Hervázio Bezerra (PSB), líder do governo Ricardo Coutinho na Assembleia Legislativa, afirmou em entrevista hoje aos jornalistas Lenilson Guedes e Antônio Malvino na Rádio POP (RPN) que a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) em João Pessoa não lhe agrada do ponto de vista de resultados de impacto. De acordo com Hervázio, obras de vulto alardeadas pelo gestor não resultaram de ações da prefeitura mas de parcerias, inclusive, com o governo do Estado.
Bezerra salientou que não ignora méritos de Luciano Cartaxo que, na sua opinião, se esforça para corresponder às demandas exigidas pela população, mas objetou que falta ao administrador um “timing” melhor em investimentos nas chamadas obras de infraestrutura, essenciais para a população, sobretudo para as camadas mais carentes. No contraponto, destacou que o governador Ricardo Coutinho, apesar de não estar sendo tratado à altura pelo governo federal, tem demonstrado capacidade de superação de obstáculos e espalha um verdadeiro canteiro por diversos municípios, a partir da Capital.
Um dos exemplos da ofensiva do governo estadual, de acordo com o deputado socialista, foi a retirada das cidades paraibanas do isolamento asfáltico em que se encontravam, com a recente abertura de vias de transporte e comunicação para a população de Carrapateira, no Alto Sertão paraibano. Hervázio atribui os investimentos de Ricardo em João Pessoa à sua sensibilidade para com as reivindicações da população e ao conhecimento amplo da realidade local, até em virtude da sua origem em João Pessoa. O líder do governo observou, ainda, que os investimentos executados por Ricardo o credenciam a disputar com chances um mandato a cargo majoritário em 2018, como o de senador.
O líder do governo não antecipou prognósticos sobre provável candidato do esquema liderado pelo governador Ricardo Coutinho para concorrer à sua sucessão. Pelo seu raciocínio, o assunto será discutido no momento oportuno levando-se em conta o potencial eleitoral das forças que se somam ao governador no arco político paraibano, bem como a identidade de propostas para o desenvolvimento do Estado. Para ele, o governador tem uma preocupação legítima na identificação do seu sucessor com as metas que está empalmando em seu segundo mandato no Palácio da Redenção. “A administração do governador é indiscutivelmente bem avaliada. Não precisa nem fazer pesquisa para constatar essa realidade”, argumentou. Quanto à identidade pessoal de Ricardo com João Pessoa, Hervázio qualificou como decorrência natural do fato de Coutinho ter sido eleito duas vezes para a prefeitura, bem como ter sido expressivamente votado para deputado estadual e para governador. “Mas essa peculiaridade não significa discriminação contra outras cidades que são importantes no contexto estadual”, finalizou o parlamentar.
Nonato Guedes