O vereador Ramon Moreira de Lima (DEM), da cidade de Bananeiras, defendeu o desmembramento do Centro de Ciências Agrárias (CCA-Areia) e do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA-Bananeiras) da Universidade Federal da Paraíba e a criação da Universidade Federal do Brejo Paraibano (UFBP).
Baseado na tese do vereador, a implantação de Grupos de Trabalhos para a realização de estudos para a elaboração de diagnósticos do que temos nos Campi se faz necessário, sendo possível coletar dados e informações que sirvam de subsídios para a elaboração da proposta de criação por desmembramento da UFBP, apresentando quais as propostas da universidade, com análises e indicadores a curto, médio e longo prazo dos impactos do desmembramento da UFPB.
O processo de constituição dessa nova Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) após o devido planejamento deve passar por aprovação no Conselho Gestor, o que ocorre mediante os relatórios das Comissões e dos Grupos de Trabalhos, que contemplarão Ensino, Pesquisa e Extensão, Pós-Graduação, Assistência Estudantil, Recursos Humanos, Planejamento, Projetos Estratégicos e Assuntos Internacionais.
A criação da IFES passa por comissões no Congresso Nacional para que assim seja sancionado pela Presidência da República.
A partir de agora, o vereador Ramon concentrará esforços e pede o apoio da comunidade acadêmica, dos areienses, dos bananeirenses e dos paraibanos para juntos lutarmos pela criação da UFBP. Nesse sentido, o vereador conta com o apoio do prefeito Douglas Lucena (PSB), que também se dedicará na participação dos diálogos com os Diretores dos Campi.