O deputado Gervásio Maia (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, inaugura hoje pela manhã o Centro Administrativo do Poder, distribuído entre Anexos que acomodarão diferentes setores da ALPB, como o próprio gabinete da presidência, que ficará no Paraíba Pálace, no entorno da Praça dos Três Poderes e do Ponto de Cem Réis, no Centro Histórico da capital paraibana. A iniciativa de Gervásio, com o apoio de integrantes da Mesa Diretora, objetiva proporcionar melhores condições de acomodação para funcionamento da ALPB.
Como ele explica, trata-se de aproveitar espaços disponíveis nas imediações do prédio-sede em frente à Praça dos Três Poderes, racionalizando custos e demandas. Antes mesmo de se investir no cargo, Gervásio fez da construção do Centro Administrativo da Assembleia uma prioridade administrativa, para favorecer deputados, servidores, jornalistas e visitantes que reclamavam de dificuldades para acesso e circulação pelas dependências da atual sede, concluída em 1974 na gestão do então governador Ernani Sátyro. O antecessor de Gervásio, Adriano Galdino, havia preparado a transferência para a avenida Epitácio Pessoa, onde seria ocupado o imóvel em que funcionou o antigo Paraiban, cedido pelo governo do Estado em comodato.
De comum acordo com Adriano, Gervásio ponderou que a transferência acarretaria custos para o Legislativo numa conjuntura de escassez de recursos e contenção de despesas. Sugeriu que o imóvel fosse devolvido ao governo do Estado e que se buscasse outra alternativa. Um outro argumento muito forte utilizado por Gervásio foi o de que a manutenção da sede na Praça dos Três Poderes, com redistribuição de setores por espaços localizados no entorno que liga ao Ponto de Cem Réis, contribuiria para a valorização do Centro Histórico da Capital, uma medida defendida por figuras como o prefeito Luciano Cartaxo, do PSD, que foi deputado estadual. O governador Ricardo Coutinho, que teve atuação marcante na Assembleia Legislativa, ofereceu pronto aval à iniciativa do presidente Gervásio Maia e colocou o governo à disposição para colaborar no que fosse necessário em termos de apoio logístico e de infraestrutura. Como efeito colateral benéfico, o Centro Administrativo da ALPB contribui para o aquecimento da economia no centro da cidade, conforme foi destacado em depoimentos por vendedores e donos de estabelecimentos comerciais ali instalados.
– Gastando apenas fosfato, conseguimos viabilizar uma parceria vantajosa para a Capital paraibana e para realçar a dimensão da Assembleia como Casa do Povo. Estou muito feliz em poder proporcionar essa melhoria, em dar mais um passo para tornar a Assembleia funcional e para criar uma nova dinâmica – comentou, por telefone, o presidente Gervásio Maia, lembrando que partiu dele a decisão de reativar o Parlatório que fica em frente à Praça dos Três Poderes e que é uma espécie de tribuna livre para manifestação de representantes de diversos segmentos da sociedade, na defesa de suas reivindicações legítimas e na interação com os deputados que são os intermediários das demandas populares com o Executivo para o pronto equacionamento – salientou Gervásio Maia. Ele frisou que não vai se descurar da promoção de sessões com formato de audiências públicas para o debate transparente das questões pendentes. Da mesma forma, tenciona engajar a Assembleia da Paraíba, denominada também de Casa Epitácio Pessoa, à agenda nacional de discussões dos problemas que dizem respeito a todo o povo brasileiro. “Somos partícipes do debate e vamos colaborar dentro do território que nos cabe”, expressou Gervásio, fazendo uma convocação geral para que populares e autoridades prestigiem um momento marcante, transformador, na trajetória da Assembleia, poder que já foi presidido pelo seu pai, Gervásio Bonavides Maia.
Nonato Guedes