Um pacote de R$ 12 milhões em obras físicas e a adoção de um novo modelo de gestão para aprimorar os serviços prestados em cerca de 100 Unidades de Saúde da Família. Estas são as novidades acenadas pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, do PSD, que fez questão de oficializar o anúncio no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Na oportunidade, ele comunicou que a prefeitura já investe mais de 22% das receitas em Saúde, superando o teto constitucional obrigatório estimado em 15%.
O novo modelo de gestão preconizado por Cartaxo é denominado de Gerente Saúde e, conforme ele, já vem sendo testado na rede. Fixa um conjunto de medidas para aumentar a eficiência da atenção básica. A partir deste mês de junho, 100% das UFs serão atendidas por profissionais capacitados para o gerenciamento das unidades. Toda a rede básica será monitorada em paralelo mensalmente, em reuniões com a presença do gestor, e uma premiação vai ser oferecida para as equipes das USFs que obtiverem os melhores resultados no final do ano.
O funcionamento das unidades passará por um processo de monitoramento social permanente, que servirá de base para o Índice de Satisfação do Usuário, indicador criado a partir da realização sistemática de pesquisas de opinião com os usuários da atenção básica. Para estimular o engajamento dos profissionais no novo modelo de gestão e assegurar o êxito do programa, haverá o pagamento de bônus para as equipes que atingirem e superarem suas metas de atendimento à população, totalizando um investimento da ordem de R$ 700 mil.
O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, esclarece que o programa que já vem dando resultados na fase piloto chega para aprimorar o serviço prestado à população. “O Gerente Saúde prevê o contato direto com o usuário, a chegada de novos profissionais capacitados para o gerenciamento das unidades, bem como uma etapa de acompanhamento em reuniões comandadas pela secretaria de Saúde com a participação pessoal do prefeito. Quanto à premiação, constitui-se em mais um incentivo, a exemplo do que ocorre na área da Educação”, frisou Adalberto Fulgêncio.
Nonato Guedes