Hoje à noite, em Campina Grande, será aberta mais uma edição do chamado “maior São João do mundo”, com um novo formato idealizado pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB) e equipe, prevendo 31 dias de eventos com atrações diversificadas, valorização do forró pé-de-serra, presença de duplas sertanejas e grupos religiosos. O prefeito resolveu “privatizar” a festa junina e reduzir o tempo de duração, sem, no entanto, alterar tradições já incorporadas ao calendário. Haverá, na abertura, um show pirotécnico ao som da música “Olha pra o céu, meu amor”, sincronizado com o som e as cores dos fogos de artifício. Na sequência, exibem-se no palco do Parque do Povo Os três do Nordeste, César Menotti e Fabiano, Jonas Esticado e Andrezza Formiga.
Para a programação deste ano, ficou acertado que a responsabilidade do show de sons e cores nos céus da Rainha da Borborema será da empresa Campina Fogos, que promete inovar com produtos pirotécnicos harmonizados com a música. Serão utilizados 700 cubos de fogos com diferentes efeitos e cores que oferecem à festa um impacto visual diferenciado. Um amplo esquema de segurança estará sendo acionado em Campina Grande, com a mobilização de 950 homens e mulheres das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros da Paraíba. O evento se estenderá até dois de julho. Em paralelo, o Distrito Integrado de Segurança Pública, instalado no ano passado, continuará funcionando no Parque do Povo e deve reunir todos os órgãos operativos da Segurança Estadual na chamada “Delegacia do Forró”.
Nos dias de maior movimento, a PM empregará 450 policiais que vão trabalhar no Parque do Povo, tanto na concentração como nas adjacências. No local serão montadas plataformas e postos de observação, que permitem uma melhor visualização da área de eventos, facilitando a identificação de qualquer ocorrência. A Polícia Militar contará com 100 câmeras instaladas na área do Parque do Povo e imediações, todas de longo alcance. Serão utilizadas ainda 20 viaturas, que ocuparão o local da festa diariamente e que vão realizar rondas em bairros próximos. A Polícia Civil atuará com a Operação Infância Segura, a critério de equipes da delegacia de Infância e Juventude e de Repressão aos Crimes contra a Infância e a Juventude, visando a coibir a venda de bebidas alcoólicas e a condução de veículos por menores de idade. O Corpo de Bombeiros da Paraíba terá um efetivo de 250 homens e mulheres, sendo 40 escalados por noite. Eles contarão com o reforço de sete viaturas, que farão ponto base no evento, diminuindo o tempo de resposta de atendimento a possíveis emergências que ocorram dentro do maior São João do Mundo.
Nonato Guedes