Batizada de Irerês, foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (2), uma Operação da Polícia Federal que tem como alvo as obras realizadas pela prefeitura de João Pessoa na Lagoa do Parque Solon de Lucena, com recursos federais.
Laudos periciais produzidos pela Polícia Federal constataram um dano total ao erário no valor de R$ 6.402.603,83, a preços de abril de 2017, na execução da mencionada obra.
Foram cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal em João Pessoa, na sede de empresa contratada para executar a obra investigada e na residência do responsável por sua administração.
O juiz da 16ª Vara Federal também tornou indisponíveis bens da empresa investigada e proibiu que a prefeitura de João Pessoa realize novos pagamentos referentes ao contrato de repasse nº 782223/2012/MCidades/CAIXA.
O nome da operação é uma alusão ao Irerê, espécie de marreco que era abundante nas águas da lagoa. Tanto que, até o início do século XX, antes da urbanização do parque, o local era conhecido como Lagoa dos Irerês.
Em nota, a Polícia Federal informou que não concederá entrevista coletiva acerca da operação. “Uma vez que a ação policial levada a efeito na data de hoje objetiva a coleta de provas e que as investigações continuam, inclusive correndo sob segredo de justiça, o pronunciamento da Polícia Federal acerca dos fatos investigados irá se restringir a esta nota”.