Em nota oficial divulgada com a imprensa, sob o título “Respeito e compromisso”, o governo do Estado informa que nesta terça-feira, 13, efetivará o repasse de exatos R$ 7 milhões para a conta da Universidade Estadual da Paraíba, a fim de assegurar a partir de amanhã o pagamento de metade do décimo terceiro salário para os servidores da instituição, incluindo professores e funcionários, a exemplo do que acontecerá com todos os servidores públicos estaduais. O governador Ricardo Coutinho (PSB) reafirma o compromisso de continuar respeitando, “sem demagogia”, o quadro administrativo e docente da Universidade Estadual da Paraíba, que qualifica como patrimônio inconteste da educação do nosso Estado.
A nota esclarece que o repasse, disponibilizado para a instituição através da fixação de recursos na rubrica pessoal, “representa o cumprimento do compromisso anunciado no início do ano pelo governo, em nome da responsabilodade e do respeito aos que fazem a UEPB”. O governo de Ricardo vinha sendo objeto de críticas violentas de adversários políticos como o grupo Cunha Lima por suposta desatenção quanto aos pleitos e necessidades da Universidade estadual. Na nota, há a justificativa de que nos últimos anos, além do duodécimo regular encaminhado mensalmente e incrementado ano a ano, apesar do agravamento da crise econômica nacional, a atual administração estadual assegurou verba extra com o objetivo de socorrer a direção da instituição e fazer frente ao pagamento do décimo terceiro salário dos servidores.
Acrescenta que este ano, para evitar tal insegurança, o governo assegurou a reserva do décimo na fonte, possibilitando o pagamento da primeira parcela ainda no primeiro semestre, tal qual todo o funcionalismo estadual e renovando o compromisso desde já de pagar a outra metade no final de 2017. “O governo do Estado espera que a atual direção da UEPB, a quem cabe fazer o pagamento, cumpra com a obrigação e proceda o repasse dos valores devidos para que os funcionários da instituição possam ter um aporte financeiro em suas rendas amanhã, dia 14. E reafirma o compromisso de continuar respeitando, sem demagogia, o quadro administrativo e docente da Universidade Estadual da Paraíba, patrimônio inconteste da educação do nosso Estado”.
Nonato Guedes