O deputado federal Rômulo Gouveia, presidente do PSD no Estado, que foi a Piancó participar das celebrações tradicionais em homenagem a Santo Antônio, pregou a união do bloco de oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB) nas eleições ao governo em 2018, com a definição de uma candidatura competitiva, mas sem nenhuma imposição entre os partidos que estiverem na aliança. A fórmula foi sugerida por Rômulo diante do prefeito reeleito de Campina Grande, Romero Rodrigues, do PSDB, uma das opções tucanas ao governo do Estado, em entrevista a Antônio Malvino para o programa “Sem Censura” da rádio Pop, do Sistema RPN, de João Pessoa.
O partido que Rômulo preside tem um candidato natural ao Palácio da Redenção, teoricamente o prefeito reeleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Romero disse que não deseja impor sua candidatura nem dentro do PSDB quanto mais no agrupamento oposicionista como um todo, mas ponderou que fosse aceita como legítima uma eventual postulação sua, lembrando que a prioridade em termos de candidatura é para o senador Cássio Cunha Lima, por ter liderança consolidada no Estado e vir tendo uma atuação proativa, de resultados, no Congresso Nacional, onde ocupa a primeira vice-presidência. Na festa de Santo Antônio no Vale do Piancó tornou-se tradicional a presença de expoentes da política e da vida pública paraibanas. Rômulo e Romero dividiram espaços, por exemplo, com o deputado Tovar Correia Lima e com líderes de expressão de outras legendas, conversando sobre política no intervalo dos festejos religiosos.
A tradição da presença de políticos e autoridades na festa do Piancó tornou-se popularizada com o comparecimento anual do falecido senador Ruy Carneiro. Depois da morte dele, seu sobrinho, o médico e ex-prefeito de João Pessoa Carneiro Arnaud, que também foi deputado federal, passou a manter o ritual familiar. Um histórico das celebrações dá conta de que aos pés do altar do santo, na Igreja de Piancó, foram firmados inúmeros casamentos mas, também, desfeitas algumas alianças. Ex-governadores como Wilson Braga, Tarcísio Burity, José Maranhão, Ronaldo e Cássio Cunha Lima, não deixaram de marcar presença nas festas do Piancó. A propósito, ainda, das definições para 2018, o deputado federal Rômulo Gouveia qualificou de “factóide” o noticiário sobre uma provável desfiliação do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, para ingressar em outra legenda onde sua aspiração de concorrer ao governo fosse mais confortável. Gouveia reafirmou preferência pelo nome de Cartaxo, mas disse ser uma decisão difícil, devido a ligações suas com o senador Cássio Cunha Lima e com o prefeito Romero Rodrigues. Seja como for, Romero disse que seu nome continua à disposição para avaliação pelas forças oposicionistas, mas em clima de consenso. Justificou que tem obtido resultados administrativos favoráveis e que este é o seu cartão de referência para habilitar-se a uma provável candidatura ao Palácio da Redenção.
Nonato Guedes