O vereador Eduardo Carneiro foi o mais produtivo no primeiro semestre deste ano na Câmara Municipal de João Pessoa, conforme levantamento feito junto ao site da Casa Napoleão Laureano pelo portal “Correio”. Carneiro apresentou 568 proposituras, entre projetos de leis ordinárias, projetos de indicações, projetos de decretos legislativos, projetos de leis complementares, projetos de emendas à Lei Orgânica e requerimentos. A vereadora Raíssa Lacerda desponta em segundo lugar com 518 proposituras. Pela primeira vez ela participa da Mesa da Câmara, na gestão do presidente Marcos Vinícius.
O terceiro vereador mais produtivo é Bruno Farias, com média de 506 matérias. Quando o critério é o número de projetos de leis ordinárias, Eduardo Carneiro igualmente encabeça a lista como o detentor de melhor desempenho. Ele propôs 56 projetos no primeiro semestre. Helton Renê aparece com 28, seguido de Bruno Farias, Tibério Limeira, Sandra Marrocos e Raíssa Lacerda. Carneiro aponta como um dos destaques da sua atuação o projeto que prevê a substituição e instalação subterrânea de todo o cabeamento elétrico, de telecomunicações ou assemelhado na Capital. A nova norma, de acordo com ele, deverá otimizar e ordenar a ocupação das vias públicas, bem como preservar a paisagem urbana e a segurança ambiental.
O presidente da Câmara, Marcos Vinícius Nóbrega, comentou que está bastante satisfeito com o desempenho dos integrantes da Casa de Napoleão Laureano. Afirma que há um grau maior de conscientização sobre a responsabilidade do legislador em corresponder à confiança da sociedade. Por outro lado, enfatizou que tem adotado uma postura democrática à frente da direção do colegiado, possibilitando a livre expressão por parte de todos os vereadores, além de descentraliar o funcionamento da Casa de modo a permitir que segmentos da sociedade tenham ingerência em leis que são elaboradas. Para Marcos Vinícius, não tem havido postura de radicalização contra o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) no sentido de prejudicar o ritmo administrativo por ele empreendido.
– A postura da Câmara tem sido de colaboração, consciente do dever de co-participação na solução de demandas do povo pessoense. Quando a prefeitura encaminha matérias controversas, há todo um empenho para que vereadores possam ser suficientemente esclarecidos a respeito do teor das proposições. A presidência da Câmara oferece o concurso de assessores e especialistas qualificados para dirimir dúvidas e contribuir para que os vereadores possam proferir votos fundamentados, consistentes, em sintonia com o que os dispositivos internos de funcionamento da Câmara estabelecem – adiantou Marcos Vinícius, tecendo elogios a todos os membros do Poder, indistintamente.