A assessoria do senador José Maranhão, presidente do diretório regional do PMDB, repassou trechos de entrevistas concedidas por ele a órgãos de imprensa em que desmente qualquer divergência com o senador Raimundo Lira a propósito da disputa eleitoral de 2018. Maranhão enfatizou a opinião pessoal de que o partido deve se compor com quem prestigiá-lo nas eleições vindouras, chamando a atenção para a força que a legenda detém no Estado. Atualmente, há divisões internas, envolvendo facções que são favoráveis a uma composição com o esquema do governador Ricardo Coutinho (PSB) e grupos que pregam o caminho da oposição, como prolongamento da aliança firmada em 2016 e que elegeu Manoel Júnior para vice-prefeito da Capital na chapa encabeçada por Luciano Cartaxo, do PSD.
No que diz respeito específicamente à relação com o senador Raimundo Lira, o senador José Maranhão foi taxativo: “Não existe nenhuma divergência ou estremecimento. Eu conversei muito com o senador Raimundo Lira e ele aceita uma aliança com quem estiver disposto a prestigiar o PMDB. Este é um ponto fundamental para a agremiação”. Maranhão acrescentou, ainda, que o tema eleitoral ainda não está nem em fase oficial de discussão dentro da legenda. “Só iremos discuti-lo no momento certo”, comentou.
Fontes peemedebistas afirmam que Maranhão mantém a crença de que o PMDB tem potencial para ser o fiel da balança nas eleições futuras e, como tal, deve ser prestigiado por quem tem interesse em assegurar seu apoio. Em 2014, o PMDB teve papel importante, ainda que como fiel da balança, para ajudar na vitória do governador Ricardo Coutinho, do PSB, no segundo turno. A cúpula maranhista leva em conta, nas avaliações gerais, a possibilidade de o PMDB vir a assumir o controle efetivo da prefeitura de João Pessoa com a investidura de Manoel Júnior em caso de desincompatibilização de Luciano Cartaxo para disputar o governo do Estado. Nesse caso, adiantam os informantes peemedebistas, há novos cenários a serem contemplados, daí a expectativa e não o açodamento quanto à tomada de uma posição.