Na madrugada de amanhã – às 4h30, horário de Brasília, o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson, receberá o Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa Francisco durante a Santa Missa na solenidadde dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Capela Papal, na Basílica Vaticana. A celebração será transmitida ao vivo pelo site do Vaticano (www.vatican.va). Apesar de dom Delson receber o Pálio das mãos do Papa, a imposição do Pálio será em João Pessoa por parte do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, no dia cinco de agosto, às 9h, numa solene concelebração eucarística na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves no Centro de João Pessoa.
Conforme informações da assessoria da Arquidiocese, o Pálio, do latim “pallium”, manto, é uma insígnia, um símbolo litúrgico, “de honra e jurisdição”. Dom Delson preside uma Província Eclesiástica constituída por diversas dioceses como as de Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, além da Arquidiocese da Paraíba. O Pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica. É um colarinho de lã branca, com cerca de 5 cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta: quatro no colarinho e uma em cada um dos apêndices. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília em Roma, utilizando a lã de duas ovelhas que são oferecidas ao Papa no dia 21 de janeiro de cada ano na Solenidade de Santa Inês, padroeira da Pureza.
O uso do Pálio, que nos primeiros séculos do Cristianismo era exclusivo dos Papas, passou a ser feito pelos Arcebispos Metropolitanos a partir do século VI. Dom Delson assumiu a Arquidiocese da Paraíba recentemente, sucedendo a dom Aldo Pagotto, que renunciou. A Arquidiocese, com a saída de dom Aldo, ficou sob o comando do Administrador Apostólico dom Genival Saraiva, até a confirmação da nomeação de dom Delson pelo Vaticano. O novo arcebispo chegou com mensagens de fé e confiança no trabalho pastoral que pretende desenvolver em favor da população paraibana abrangida pela Arquidiocese.