Em contato com repórteres, hoje, em João Pessoa, o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, que é presidente nacional do PSD, manifestou a simpatia pela candidatura do prefeito Luciano Cartaxo ao governo da Paraíba em 2018 e disse ter a confiança de que ele conquistará os votos para se eleger. Ao mesmo tempo, externou a opinião de que, se for eleito, Luciano fará uma administração que corresponda aos interesses e expectativas da população paraibana. Kassab frisou ter informações de que Luciano é um político bem credenciado, falou da sua trajetória como vereador, deputado estadual, vice-governador e prefeito reeleito e pontuou que ele desfralda compromissos com as aspirações populares.
O ministro veio à Paraíba para homologar aditivos que possibilitam a migração de emissoras de rádio da faixa AM para a faixa FM, bem como a ampliação dos espaços de modernidade dos órgãos de comunicação no Estado, incluindo rádio e televisão, como parte de política nacional que vem sendo posta em prática pelo governo do presidente Michel Temer. Kassab foi recepcionado, entre outras autoridades e líderes políticos, pelo deputado federal Rômulo Gouveia, presidente do diretório do PSD na Paraíba e entusiasta da candidatura de Luciano Cartaxo à sucessão. Rômulo tem afirmado reiteradas vezes que na condição de dirigente da legenda procurará oferecer condições objetivas para que a candidatura do prefeito ao Palácio da Redenção se viabilize, justificando que ela simboliza pontos de renovação política que estão na ordem do dia das cobranças dos segmentos sociais.
Kassab garantiu que Luciano Cartaxo terá o apoio incondicional da direção nacional do PSD para se viabilizar como candidato à sucessão do governador Ricardo Coutinho. O prefeito da Capital paraibana, ao ser confrontado com as referências e declarações do ministro-presidente do seu partido, admitiu estar sensibilizado mas manteve a postura que tem adotado de não antecipar posicionamentos para o pleito vindouro, como tática, inclusive – segundo seus aliados paraibanos – para se resguardar de possível bombardeio de adversários, a partir do esquema do governador Ricardo Coutinho. Nos últimos dias, vereadores que fazem oposição a Luciano têm procurado fustigá-lo com denúncias de prováveis irregularidades nas obras de reforma da Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital.
Como reação ao bombardeio dos adversários, o prefeito colocou-se à disposição da Polícia Federal para colaborar com investigações referentes às obras da Lagoa, e auxiliares seus que supostamente estariam envolvidos em irregularidades abriram sigilos bancário e telefônico à Polícia Federal para esclarecimento de quaisquer dúvidas. No plano político, o esforço de Luciano Cartaxo tem sido no sentido de preservar a aliança com o PMDB e o PSDB, montada na campanha que o reconduziu à prefeitura em primeiro turno. O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, do PMDB, já manifestou a preferência pela candidatura de Cartaxo, inclusive porque será beneficiado com sua ascensão à titularidade do posto.
Nonato Guedes