Apesar das declarações enfáticas do ministro Gilberto Kassab de que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), tem cacife para disputar e vencer as eleições ao governo do Estado em 2018, o alcaide mantém postura cautelosa para não melindrar aliados que deseja ter no palanque. “É um processo de construção com as oposições e partidos aliados, com maturidade, equilíbrio e respeito”, comentou Luciano Cartaxo, admitindo ter ficado lisonjeado com as referências do ministro, que o considerou bem preparado para concorrer ao Palácio da Redenção, “extraordinário candidato” e adiantou que o PSD, do qual é presidente nacional, fará tudo que estiver ao seu alcance para elegê-lo.
Na condição de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab veio, ontem, à Capital paraibana para assinar autorizações com vistas à migração de emissoras de rádio AM para a faixa FM. Indagado sobre a virtual candidatura do prefeito Luciano Cartaxo ao governo, frisou que ele tem um histórico político favorável e um saldo administrativo apreciável. “Ele tem feito uma administração competente, considerada em todo o Brasil uma das mais transparentes, que tem sido apoiada e aprovada pelos cidadãos da Paraíba, em especial os de João Pessoa, que o reconduziram no primeiro turno nas últimas eleições”, acrescentou Kassab. Luciano Cartaxo, após agradecer as referências, reiterou que só pretende tratar do assunto em 2018, em termos concretos.
O deputado federal Rômulo Gouveia, presidente do diretório do PSD na Paraíba, explicou a postura cautelosa do prefeito de João Pessoa, salientando que ele está correto ao se empenhar em ações administrativas e, paralelamente, em manter coesa a aliança oposicionista formada para reelegê-lo em 2016, de que fizeram parte o PMDB e o PSDB. O prefeito, lembrou Rômulo, tem feito visitas a municípios do interior do Estado, articulando-se com aliados e é normal o partido defender o seu nome. À tarde, na casa do irmão de Rômulo em Campina Grande, Luciano Cartaxo, Rômulo e Gilberto Kassab apareceram de mãos dadas com o prefeito campinense Romero Rodrigues (PSDB), que se anunciou pré-candidato ao governo do Estado, e com o vice-prefeito da Capital, Manoel Júnior, do PMDB.
– Ter o reconhecimento do PSD é importante, pois a legenda tem crescido bastante no país e na Paraíba. As palavras do ministro Gilberto Kassab me deixam feliz e temos a leitura de que no próximo ano vamos discutir essa possibilidade de forma objetiva, ouvindo os partidos aliados. Nossa pretensão é a de manter as oposições unidas e seguir trabalhando juntos – enfatizou Luciano Cartaxo. Luciano e Romero Rodrigues, juntamente com o ministro Gilberto Kassab, tiveram um encontro com o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Vicemário Simões. No encontro, foram discutidas demandas do ensino superior na Paraíba no campo tecnológico e sobre a expansão da banda larga no Estado. À noite, Romero Rodrigues conduziu o ministro em visita ao Parque do Povo, onde ocorrerá até amanhã o maior São João do Mundo. No final da noite, Kassab retornou a São Paulo, onde permanece no fim de semana.
Nonato Guedes