O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), desmentiu que esteja patrocinando manobra política para fragilizar o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), ao possibilitar a ascensão da vereadora Eliza Virgínia ao mandato de deputada estadual, no lugar de Tovar Correia Lima, nomeado como novo secretário de Ciência e Tecnologia de Campina. Os dois prefeitos são apontados como postulantes à indicação da candidatura das oposições ao governo do Estado no próximo ano. Mas Romero Rodrigues assegura que não há emulação de sua parte com Luciano. “Nossa articulação não é para fragilizar quem quer que seja, mas para fortalecer a Frente das Oposições, dentro da perspectiva de 2018”, ponttuou Rodrigues.
Eliza Virgínia, que atua na Câmara de João Pessoa e é suplente de deputada, afirmou que espera o trâmite legal na Assembleia para poder assumir a cadeira de Tovar Correia Lima. A vereadora anunciou que continuará trabalhando na defesa das mesmas bandeiras que a levaram ao mandato no legislativo pessoense. Ela foi enfática ao manifestar gratidão a Romero Rodrigues reiterando a manutenção da sintonia com Luciano Cartaxo, com quem tem trabalhado em projetos na Capital. Atualmente, quatro suplentes de deputado ocupam cadeiras na Assembleia: Arthur Cunha Lima, Guilherme Almeida, Hervázio Bezerra e Sérgio Rafael. Hervázio tem sido contemplado periodicamente por remanejamentos parlamentares pelo fato de exercer a liderança do governo na AL e ser tido como eficiente nessa missão.
Os acordos para beneficiar suplentes ocorrem desde o início da legislatura que teve como presidente o deputado Adriano Galdino, do PSB. Na primeira articulação, o deputado Tróccoli Júnior, do Pros, licenciou-se do mandato, foi convocado para assumir uma secretaria estadual e abriu vaga para a peemedebista Olenka Maranhão, sobrinha do ex-governador José Maranhão. Com as oscilações do PMDB no tocante ao apoio ao governo de Ricardo, o acordo foi desfeito, Tróccoli voltou à Assembleia e Olenka ficou sem mandato. Um outro beneficiado foi Raoni Mendes, do Democratas, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Ele ficou no mandato até o início deste ano. O prefeito Romero Rodrigues revela que com o remanejamento mantém nos cargos de seu time de destaque auxiliares com reconhecido talento e competência.
Com as mudanças pontuais na equipe de primeiro escalão da administração campinense, o primeiro suplente de vereador pelo PSDC em Campina, Gildo Silveira, deixa a presidência da Urbema e assume uma das secretarias executivas vagas na prefeitura da Rainha da Borborema. Romero Rodrigues destacou como ponto importante a economicidade nas alterações, “que não representam qualquer custo extra para o erário municipal, já que se limitam a meros remanejamentos de auxiliares dentro da máquina administrativa”. Além da repercussão em Campina Grande, o gesto do prefeito tucano com a suplente de seu partido na Assembleia abre espaço para um suplente da coligação na Câmara de João Pessoa. O nome da vez é Marmuthe Cavalcanti, do PSD, atualmente ocupando o cargo de superintendente adjunto do Instituto de Previdência do Município. Romero só deve confirmar a posse na CMJP após conversar com o prefeito Luciano Cartaxo.
Nonato Guedes