O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), vai receber hoje o prêmio de “melhor gestor da Paraíba” em Campina Grande, cidade administrada por Romero Rodrigues (PSDB), que disputa com ele a indicação como candidato das oposições ao governo do Estado em 2018. O evento deverá acirrar os ânimos entre os dois, já que Romero tem passado recibo de insatisfação com as articulações de Luciano junto a políticos de Campina, mas Cartaxo declarou, ontem, que fará todo o esforço possível para manter a unidade entre os integrantes da oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB). O agrupamento oposicionista é formado pelo PMDB, PP, PSDB e PSD.
O prêmio será conferido pelo Conselho Federal de Administração, que coloca a Capital paraibana como o melhor modelo de gestão do Estado e o segundo melhor do Nordeste. “Só perdemos para Fortaleza”, comemora Luciano, que não confirmou se vai estar junto do prefeito de Campina Grande. Romero tem cobrado uma postura do PSDB em relação à candidatura própria do partido e já criticou o comportamento da legenda, que trata com simpatia uma virtual candidatura de Luciano ao Palácio da Redenção. Luciano tenta colocar panos mornos na polêmica e, sobretudo, na “ciumeira” do alcaide campinense. Em reunião com o secretariado, ontem, o prefeito de João Pessoa anunciou 12 ações que serão deflagradas em agosto em comemoração ao aniversário de João Pessoa. O prefeito pretende entregar na área habitacional 446 novos apartamentos, beneficiando 1.784 pessoas com a casa própria. Também entregará creche e uma escola em novo padrão e pretende liberar recursos de R$ 3 milhões em microcrédito via Banco Cidadão, de uma única vez, beneficiando mais de 500 pequenos empreendedores que querem montar ou ampliar os seus negócios, gerando renda.
– O trabalho administrativo que empreendemos em João Pessoa tem repercutido em todo o Estado, não tenho a menor dúvida, mas nós vamos continuar focados na linha do debate e do entendimento, evitando divisões no bloco oposicionista para as futuras eleições – ressaltou Cartaxo. O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, do PMDB, disse que defende a união dos partidos oposicionistas, porém, destaca que o nome mais bem avaliado para a disputa ao governo é o do prefeito Luciano Cartaxo. Frisou que seu ponto de vista é baseado em pesquisas de opinião, qualitativas ou quantitativas. O prefeito de João Pessoa ironizou o desafio lançado pelo governador Ricardo Coutinho, que prometeu deixar o cargo se não tiver êxito a terceirização da Educação no Estado via contratação de organizações sociais pelo governo. “Essa política de chamar adversário para duelo, guerra, disputa, é coisa do século retrasado. A boa política que colocamos em prática hoje é a do resultado, que é o que estamos fazendo e vamos continuar a fazer”, ironizou Cartaxo.
Nonato Guedes