O deputado Gervásio Filho, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, agradeceu a iniciativa de colegas parlamentares para homenagear seu pai, Gervásio Bonavides Mariz Maia (falecido), com afixação do seu nome no prédio do Centro Administrativo do Legislativo, que será inaugurado na próxima quarta-feira, no entorno da Praça dos Três Poderes, conectando-se com o Ponto de Cem Réis. Gervásio ressaltou que a família ficou bastante sensibilizada com a iniciativa da homenagem, que significa o reconhecimento aos serviços relevantes prestados pelo seu pai no exercício da vida pública, mas por questão ética, declinava do tributo. O Centro Administrativo terá mantida a denominação de Paraíba Palace.
O Plenário da Assembleia Legislativa havia aprovado por unanimidade a denominação de Gervásio Bonavides Mariz Maia ao novo anexo, por sugestão do deputado Tião Gomes. O presidente Gervásio Maia entendeu que a designação poderia ser confundida com gesto de culto à personalidade e considerou conveniente declinar do preito que foi idealizado, comunicando formalmente que não promulgará a homenagem. Disse que, pessoalmente, orgulha-se da atuação do pai e do avô, o ex-governador João Agripino Filho, na vida pública do Estado, este último com projeção nacional, uma vez que atuou no Congresso, foi ministro do governo Jânio Quadros e ministro do Tribunal de Contas da União, mas ressaltou que é da índole da sua família não estimular manifestações de personalismo.
Gervásio Bonavides Mariz Maia foi operoso presidente da Assembleia Legislativa do Estado e secretário de Finanças da prefeitura de João Pessoa, numa das gestões do então prefeito, hoje governador, Ricardo Coutinho. Chegou a se candidatar a vice-governador do Estado na chapa peemedebista lançada em 2002 e encabeçada pelo então governador Roberto Paulino, que assumiu com a renúncia de José Maranhão para se candidatar ao Senado pelo PMDB. A chapa Paulino-Gervásio logrou passar para o segundo turno das eleições, mas o resultado final favoreceu a chapa Cássio Cunha Lima-Lauremília Lucena. O deputado Tião Gomes salientou que o falecido deputado Gervásio Bonavides Mariz Maia impôs-se ao respeito das lideranças políticas e do povo paraibano pela conduta de austeridade que adotou à frente da Casa Epitácio Pessoa e em outros cargos que exerceu. “Ele foi digno e honrou as mlhores tradições da Paraíba”, justificou.
Por sua vez, o deputado Gervásio Filho distribuiu mensagem de saudação ao povo de João Pessoa pelo transcurso, amanhã, dos 432 anos de fundação da Capital paraibana, antiga Felipéia de Nossa Senhora das Neves. Ele ressaltou que se sente envaidecido por presidir a Casa Legislativa ao ensejo dessa data importante e por ter contribuído decisivamente para a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, ao optar pelo aproveitamento de espaços do Paraíba Palace Hotel para acomodação de gabinetes de parlamentares, salas de funcionários e ambientes para o atendimento ao público. “A Assembleia demonstra que está cada vez mais sintonizada com o povo”, argumenta Gervásio Filho.
Nonato Guedes