Entre os dias 14 e 16 de agosto, João Pessoa sediará o III Fórum Nacional de Conciliação e Mediação FONACOM, evento realizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), sob a presidência do juiz federal Roberto Veloso. A abertura ocorrerá às 16h da próxima segunda-feira (14), no Hotel Manaíra, com a participação dos ministros Reynaldo Fonseca e Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento tem coordenação geral do desembargador federal Rogério Fialho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
Participarão também o ministro Raimundo Carreiro, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); a ministra Grace Mendonça, da Advocacia-Geral da União (AGU); o desembargador federal Manoel Erhardt, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5); o desembargador Paulo Cordeiro, coordenador da Conciliação na 5ª Região; e a conselheira Daldice Santana, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O FONACOM é um importante encontro de desembargadores e juízes federais, em que são apresentadas e debatidas as experiências exitosas nas áreas da conciliação e da mediação do país. Os enunciados e recomendações frutos dos debates serão publicados e entregues aos órgãos superiores do Poder Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e os Tribunais Regionais Federais (TRF’s).
Para o juiz federal Bruno Teixeira, diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba, o Fórum de Conciliação é um evento de grande relevância para o Judiciário. Diante do volume expressivo de demandas que tramitam atualmente na justiça brasileira, o FONACOM é uma oportunidade para reunir membros da justiça em busca de soluções alternativas, como o estímulo à conciliação e à mediação para a resolução dos conflitos, declarou.