A solenidade de inauguração do Centro Administrativo da Assembleia Legislativa, no Paraíba Palace Hotel, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, conseguiu reunir adversários políticos como o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), que chegaram a se cumprimentar mas se mantiveram em lugares separados no palanque. A cerimônia teve como anfitrião o deputado Gervásio Maia Filho, que se empenhou ativamente para viabilizar o Centro Administrativo e se confessou realizado politicamente com a ocupação de um espaço histórico da cidade. A solenidade fez parte, ainda, das comemorações pelo aniversário de fundação de João Pessoa.
O governador Ricardo Coutinho agradeceu a Gervásio Maia o investimento no Paraíba Palace Hotel, que foi revitalizado numa das suas gestões como prefeito de João Pessoa. Luciano Cartaxo disse que tem atenção especial pela valorização daquela área e relembrou uma ocasião sentimental marcante para ele – a celebração do seu casamento com a primeira-dama Maísa, no ambiente do Paraíba Palace. O prédio foi construído originalmente na década de 30 e registrou acontecimentos marcantes da Paraíba. Em 182 anos, essa foi a primeira vez que o Poder Legislativo comprou um imóvel.
De acordo com Gervásio Maia Filho, o novo prédio, além de trazer uma economia de mais de R$ 500 mil para os cofres da Assembleia Legislativa, vai proporcionar mais comodidade e conforto para os servidores, bem como dinamizar os serviços da Casa, já que antigamente a estrutura da AL estava pulverizada em seis endereços e, agora, se concentra apenas em um. O presidente da Assembleia acredita que a inauguração do Centro Administrativo represente o primeiro passo para outras realizações. Chegou mesmo a exortar o prefeito Luciano Cartaxo a revitalizar outros empreendimentos, para movimentar as atividades do comércio na área.
Antes do evento em praça pública, que atraiu populares e autoridades, a Assembleia outorgou o título de Cidadania Paraibana ao vice-prefeito de Maracanaú, município situado na região metropolitana de Fortaleza, Roberto Pessoa, atual presidente da União Nordestina de Prefeitos (Unep). Pessoa, que é filiado ao PR, destacou sua atuação na Paraíba como político e empresário. Ele exerceu três mandatos federais e sempre defendeu o reinício das obras da transposição de águas do rio São Francisco.
Nonato Guedes