A TV Câmara de João Pessoa exibirá, a partir de amanhã, uma série de entrevistas que contam a história do legislativo pessoense, o “Câmara 70 – Especial”. O primeiro entrevistado será o ex-vereador e ex-presidente da Casa Napoleão Laureano, Carlos Mangueira, o mais antigo ainda vivo, que falará sobre sua atuação por duas legislaturas (1969/1972 e 1983/1988″. A entrevista vai ao ar às 19h em alta definição pelo canal 39.1 na TV aberta, através do sinal digital e pelo 23 da operadora Net.
Carlos Mangueira, que além de vereador também foi prefeito de João Pessoa, relembra fatos e histórias do parlamento municipal no depoimento. Diz que naquele tempo a eleição para vereador era diferente e se baseava em julgamento de mérito dos postulantes. A série é um dos pontos altos das comemorações pelos 70 anos da Câmara da Capital, que faz aniversário no dia 14 de novembro e a iniciativa do resgate conta com todo o apoio do presidente do poder, vereador Marcos Vinícius da Nóbrega, do PSDB. “Temos muita história para contar até novembro e um dos pilares desse resgate é o audiovisual”, acrescentou.
Conduzida pelo jornalista Edimilson Lucena e dirigida pelo cineasta Lúcio César, ambos servidores da Casa, contando com o suporte da equipe da TV Câmara, a série pretende extrair de cada entrevistado fatos e curiosidades que construíram a história da Câmara de Vereadores. Para o mês de novembro, que assinala o aniversário da Câmara, a Casa também irá receber treinamentos durante encontro regional Interlegis, que o programa irá realizar em parceria com a instituição. Quase 30 ex-parlamentares já foram captados para o projeto de resgate da história da Casa de Napoleão Laureano. Entre eles está o vereador mais antigo de João Pessoa, Genivaldo Fausto, que entrou na Câmara em 1955 como contínuo e chegou à presidência da Casa nos anos 1980, depois de eleger-se a uma cadeira no legislativo. Diz o presidente Marcos Vinícius: “O objetivo desse projeto é preservar a memória da nossa instituição, além de garantir uma fonte de informação sobre nossa cidade”.
Da Redação