A culpa não é da polícia, é da falta de policia, assim reagiu o senador Cássio Cunha Lima ao cobrar uma ação enérgica do governo do Estado no combate à violência.
Para ele, o governador Ricardo Coutinho não enfrenta o problema e tenta passar para a sociedade que a culpa é da conjuntura nacional quando na realidade os efetivos das polícias militar e civil só diminuíram a partir de 2011.
“O fato é que os números atuais comprovam que o efetivo está praticamente no mesmo patamar de 2003, apesar de todo o aumento de violência que temos atualmente”, destacou ele, para quem o principal ingrediente para a segurança pública é o fator humano. “É preciso contratar policiais”, disse Cássio.
De acordo com ele, “os dados relativos à segurança pública disponibilizados pelo Mapa da Violência comprovam que até 2010 João Pessoa e Campina Grande sequer figuravam na lista das cidades mais violentas do país e hoje ocupam posições que atestam o fracasso da política de segurança pública adotada pelo governo, ou apontam até mesmo para a falta dessa política de segurança”.