A entrega do título de cidadão pessoense ao ex-presidente Lula não terá a participação da mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa. É o que revela uma matéria da Folha de São Paulo sobre a caravana de Lula pelo Nordeste.
O vice-presidente da CMJP, vereador Lucas de Britto, ouvido pela reportagem, disse que seria um contrassenso entregar um título a alguém condenado por corrupção. “Não vamos participar”, disse ele.
O título de cidadão pessoense foi proposto em 1997 pelo então vereador Júlio Rafael (já falecido). A proposta foi agora resgatada pela vereador Marcos Henrique (PT).
A honraria de duas décadas atrás – diz a reportagem- foi a solução encontrada após a entrega de título honoris causa ao ex-presidente não ter sido confirmada pela UFPB.
O ato chegou a ser divulgado pelo PT, mas a reitora Margareth Diniz informou que não teria tempo hábil para organizar a solenidade. Segundo ela, “não há viés político” na decisão de postergar a entrega pelo título, aprovado pela Universidade em 2011.