A quinta-feira foi agitada nas redes sociais. Teve de tudo um pouco. Do atentado em Barcelona, com direito a flashes ao vivo de jornalista paraibano, à morte do ator Paulo Silvino, anúncio de reencontro de Fabiano Gomes, Heron Cid e Wellington Farias no rádio, até o início da Caravana de Lula, com críticas ao veto da entrega de título ao ex-presidente na Bahia.
Este último tema, aliás, mobilizou bastante as redes sociais. Como se sabe, Luiz Inácio Lula da Silva iniciou ontem sua caravana (que o UOL chama de turnê) pelo Nordeste, que passará por 25 cidades e nove estados e terá duração de 20 dias. A caravana começou em Salvador, sem direito a ovos e com direito a saudações, nas redes sociais na Paraíba, de petistas como Charlinton Machado, Éder Dantas e Rodrigo Soares.
Mas nem só de caravana viveu Lula nas redes sociais. A decisão da Justiça Federal da Bahia de suspender a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente, gerou polêmica na net. A jornalista Albiege Fernandes, superintendente do jornal A União, indagou: Alguém já viu uma perseguição igual a essa? O poeta Rubens Jardim completou: Juíz proíbe Honoris Causa de Lula na Bahia. No Brasil atual tudo é possível. Mas aí já é demais.
Já a decisão de juiz paulista, determinando que Roberta Luchsinger, herdeira de um ex-acionista do banco Credit Suisse, pagasse um débito antes de fazer a prometida doação de R$ 500 mil a Lula, mereceu o seguinte comentário do professor Ivaldo Gomes: Pelo jeito anda muito difícil perseguir Lula. Toda vez que fazem uma sacanagem com ele, aparece alguém, uma entidade, para fazer uma demonstração pública de desagravo. Esse então é de uma significação tamanha. Ai os coxinhas, escondidinhos, trouxinhas e batedores de panelas inox, só resta pedir mais Ketchup vermelho e engolir o ódio caladinho com tubaína.
Barcelona A cidade de Barcelona fica bem longe de João Pessoa. Mas o paraibano pode acompanhar, através das redes sociais, a tragédia acontecida ontem na cidade espanhola. Conforme o noticiário, um atentado, possivelmente terrorista, matou 18 pessoas e feriu mais de cem em Barcelona. Quem é seguidor de Laerte Cerqueira não ficou desinformado. O jornalista, que atualmente mora em Barcelona, onde faz doutorado, atualizou as informações em tempo real em suas redes sociais, como twitter e Facebook, como se pode ver no link: https://t.co/MoyhrxM1Xw. Sobre os ataques terroristas em Barcelona, assim se pronunciou a professora Rosa Godoy: Lamentável o que aconteceu em Barcelona. Tive a oportunidade, em 2013, de conhecer Ramblas, o local do acontecimento. A imagem que tenho é de uma tarde de verão, cheia de gente, crianças brincando de bolinha de sabão. Mas não é só na Europa que acontece isso. Acontece todo dia no Brasil, o que não diminui a tragédia alheia, que é de toda a Humanidade. Aqui, corremos o risco de uma ditadura religiosa de certos grupos que querem impor a sua confissão religiosa sobre toda a população, São tão nazi-fascistas quanto os de Charlottesville/EUA.
Linaldo Guedes