A morte de Dom José Maria Pires colocou uma trégua nas postagens políticas nas redes sociais. Desde a chegada do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a João Pessoa, na última sexta-feira, que as postagens se restringiam à esse fato, a favor ou contra. Dom José morreu ontem, aos 98 anos, vítima de complicações pulmonares, em um hospital em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Nas redes sociais, a comoção em torno da morte de Dom José tem sido grande. Jornalista e coordenador cultural do Sesc, Chico Noronha comentou: Ficamos mais pobres: A Paraíba já começa a saber que Dom Jose Maria Pires, por nós chamado de Dom Pelé, faleceu hoje em Minas Gerais. Sem dúvidas, vai nos fazer muita falta. O artista Flávio Tavares completou: Tristeza. Morre ais 98 anos Dom José Maria Pires. Do céu que continue a nos proteger!
Para o jornalista Wagner Lima, Dom José era o mineiro mais paraibano. Dom José era querido pela Paraíba porque ele sempre foi amor e luta pelo ser humano, pela Paraíba. pensar nele e seus ensinamentos é lembrar de um ser de luz, querido que deixa em muitos – ao menos em mim deixa muito – a semente de que o cristianismo é amor, indignação enquanto houver uma só pessoa em aflição ou vulnerabilidade… Que sua trajetória seja linda como ele como humano aqui foi, comentou.
Para o professor Carlos André Cavalcanti, ao fazer a sua Páscoa, Dom José Maria Pires deixa saudades em todos, incluindo os que o seguimos e o admiramos em sua luta profética pela Libertação do Povo de Deus!! Viva Dom José, arcebispo do coração da Parahyba!! A professor Lúcia Guerra narrou: Integrei a equipe do NDIHR/UFPB que organizou o Arquivo da Arquidiocese da Paraíba, de 1989 a 1992. Foram 3 anos de intenso trabalho e conhecimento, para todos nós, da ação da Igreja paraibana sob a condução de D. José Maria Pires. Tive a honra de D. José fazer o prefácio do meu livro sobre as origens da Diocese da Paraíba, publicado em 2015. Dom José, exemplo de vida dedicada ao próximo e na defesa e promoção dos direitos humanos. Segue em paz!
O maestro Carlos Anísio observou: Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da Paraíba, concluiu hoje sua missão na terra dos homens e partiu para eternidade! Os que privaram da sua convivência o guardarão vivo em seus corações! Resquiat in pacem, Dom José!. Fátima Sousa, jornalista, postou: Negritude de luto. Adeus Dom José Maria Pires. Superintendente de A União, a jornalista Albiege Fernandes resumiu: Morre um dos mais completos homens. Por ele, acredito que a humanidade chegará um dia, à plenitude. Como ele chegou. O planeta perde uma fonte de energia renovadora de paz. Obrigada por tantos ensinamentos, Dom José.
Por Linaldo Guedes