O governador Ricardo Coutinho decretou luto oficial em todo o Estado, pelo período de três dias, pela morte de Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da Paraíba.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29). Um dos argumentos foi a importância de Dom José Maria Pires para a história da Paraíba.
“Dom José Maria Pires foi grande líder da Igreja Católica, dedicando sua vida aos pobres e à defesa dos direitos humanos”, diz o documento.
Chegada do corpo
Pontualmente a 01h55 desta terça-feira (29), o avião da Gol pousou no Aeroporto Castro Pinto trazendo o corpo do Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires.
O caixão foi levado para o hangar do Governo do Estado, onde o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, e um grupo de padres e representantes de pastorais da Arquidiocese da Paraíba, esperavam para dar início ao cortejo até a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.
A liberação do corpo foi assinada pelo Cônego Egídio de Carvalho Neto. Após uma Benção de Dom Delson, o caixão foi levado até o carro do Corpo de Bombeiros, onde foi colocado no alto do veículo.
Às 2h50 o cortejo teve início, com a escolta da Polícia Militar, em direção a BR 230, seguindo pela rodovia até o Viaduto de Oitizeiro, passando por Cruz das Armas, até a Basílica, onde alguns fiéis já esperavam para o velório. Com o caixão posicionado na frente do Presbitério, o Arcebispo Dom Delson fez uma oração, e teve início o velório de Dom Pelé.