Na próxima quinta-feira (21), a Escola Superior da Magistratura (Esma) completará 34 anos de fundação. Para celebrar a data, a direção da Instituição de Ensino, que tem à frente o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, promoverá uma série de atividades, com lançamento de livros, descerramento de placa e a entrega da medalha do Mérito Acadêmico Desembargador Simeão Fernandes Cardoso Cananéa.
Conforme a programação, a partir das 16h, a primeira atividade será o descerramento da placa em comemoração ao credenciamento da Esma como Escola de Governo. Em seguida, o juiz Bruno Azevedo fará o lançamento do livro O monitoramento eletrônico de presos e a paz social no contexto urbano Nova política de contenção da modernidade a partir da visão da microfísica do poder e da sociedade de controle.
Na ocasião, ainda, serão lançada outras obras. Encerrando as festividades dos 34 anos da Esma, o desembargador Marcos Cavalcanti fará a entrega da medalha do Mérito Acadêmico da Esma ao desembargador federal Rogério Fialho.
Braço acadêmico do Tribunal de Justiça da Paraíba, a Esma foi criada pela Resolução nº 05/1983 do Poder Judiciário estadual, sob os ideais do desembargador Almir Carneiro da Fonseca. Ao longo de pouco mais de três décadas, ganhou importância e reconhecimento da comunidade jurídica e acadêmica na qualificação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores.
Por Marcus Vinícius