Um remanejamento de cadeiras na Assembleia Legislativa, envolvendo interesses políticos de grupos, fará com que o suplente de deputado Emano Santos (Podemos), que em outras ocasiões substituiu parlamentares da base do governador Ricardo Coutinho, do PSB, agora retorne como integrante da bancada oposicionista, articulado com a base do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, do PSD. A orquestração foi montada pelo próprio prefeito da Capital, que sustenta uma queda-de-braço permanente com o governador Ricardo Coutinho, tendo como pano de fundo a disputa eleitoral de 2018, em que ele, Cartaxo, pretende se candidatar ao Palácio da Redenção com o apoio de legendas oposicionistas.
A reascensão de Emano Santos, na atual conjuntura, se tornará possível com a convocação do deputado estadual Jutay Meneses, do PRB, para assumir a secretaria de Juventude, Esporte e Lazer da prefeitura municipal de João Pessoa. Luciano manteve encontros com Meneses e Santos e destacou em contato com repórteres que a estratégia tem em vista reforçar a administração no segmento da juventude e ao mesmo tempo fortalecer a base política do esquema que lidera, uma vez que Emano é filho do vereador João dos Santos (PR), integrante da bancada de Cartaxo.
A Sejel vinha sendo ocupada por um integrante do PRB, Guto Clerot. Com a mudança, Jutay Meneses terá como seu adjunto Rodrigo Fagundes. O prefeito Luciano Cartaxo informou que na reunião mantida com Jutay aprofundou a discussão de ideias e projetos para a pasta, que tem uma grande abrangência, tendo em vista que cuida de ações como esporte e lazer, encampando outras bandeiras do segmento jovem. Emano Santos relatou que há seis meses esperava uma chance de retornar à Assembleia Legislativa, onde atuou por um ano substituindo os deputados Genival Matias, Janduhy Carneiro e Inácio Falcão.
Ele assim definiu sua expectativa: “Todo primeiro suplente tem a expectativa de assumir o mandato titular. Fiquei muito feliz com esta oportunidade, para dar continuidade ao meu trabalho como parlamentar, fazendo oposição com responsabilidade”. Jutay, por sua vez, confirmou ter recebido o convite do prefeito Luciano Cartaxo e decidiu aceitar a missão. Ele já começou a se inteirar dos assuntos da Sejel e tomará posse tão logo publicado oficialmente o ato de nomeação para a Pasta.
Nonato Guedes