O deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), requerimento propondo a realização eu audiência pública na Comissão de Saúde com o objetivo de debater a situação dos serviços e funcionamento do Hospital Geral de Mamanguape (HGM), sendo como convidados na secretária de saúde ou representante da Gestão Estadual, secretário de Saúde do município de Mamanguape, direção da unidade hospitalar, representação do Conselho Regional de Medicina e do Ministério Público, além de outras autoridades constituídas da Paraíba e entidades de classe.
O Governo Estado da Paraíba inaugurou no ano de 2014 o HGM e divulgou gastos na ordem de 11 milhões no equipamento público que passou a contar com mais de 120 leitos, disponibilizados para internações de média complexidade de nas especialidades de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirurgia geral. Atendendo a população de todos os municípios da região do Vale do Mamanguape (Litoral Norte) estimada em mais 100 mil habitantes, tem evitado deslocamento de pacientes para João Pessoa e Campina Grande.
Segundo o deputado Raniery, apesar de toda essa estrutura encontrada no hospital a população tem reclamando da demora e da qualidade do atendimento, com indícios de negligência médica a partir da morte de pacientes. Rádios locais recebem todos os dias da população que participam dos programas denunciando falhas no hospital.
A população mais do que nunca precisa da adoção de providências com celeridade. Nosso objetivo é tão somente visando a promoção de um debate profícuo, na expectativa de se encontrar solução para os problemas existentes naquele equipamento público de saúde, disse o deputado Raniery.