A secretária de Administração do Estado, Livânia Farias, estimou, ontem, em aproximadamente 90 dias, o prazo para conclusão da transição do gerenciamento da folha de pagamento dos servidores públicos, do Banco do Brasil para o Bradesco. O processo foi deflagrado ontem com uma reunião entre as equipes do governo e da instituição bancária. O servidor que não quiser receber o salário no novo banco deverá solicitar portabilidade ao Banco do Brasil, que já se antecipou e tem formulários de transferência nas agências e na página da instituição na internet. Caso contrário, o servidor deve encerrar sua conta no BB.
O governo não sabe quando os agendamentos vão começar, uma vez que esse é um processo interno do Bradesco. Mas tem insistido junto à instituição para obedecer a requisitos que constam no edital, tais como não causar transtornos, abrir as contas e mobilizar postos de atendimento aos interessados, conforme explicou Livânia, lembrando que o Estado possui pelo menos 118 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas. Quando são considerados os prestadores de serviços e os servidores da administração indireta, o percentual sobe para cerca de 130 mil. O Bradesco possui 40 agências na Paraíba, além de 116 postos de atendimento e 833 correspondentes bancários.
Livânia disse que os agendamentos serão amplamente anunciados por diferentes mídias, a exemplo de rádio, televisão e internet. Embora admitindo que o Bradesco vai oferecer taxas atrativos para os servidores que optarem por ele, Livânia frisou que a migração não é compulsória. Através da sua assessoria de imprensa, o Bradesco explicou que o negócio representa uma oportunidade para fortalecer ainda mais a sua presença na Paraíba. “Estamos muito satisfeitos com a possibilidade de trabalhar com os servidores da Paraíba”, exclamou o diretor regional do Bradesco, Francisco Aquilino Pontes Gadelha, adiantando que o Bradesco é o banco com maior cobertura de atendimento no Estado e que está sendo projetada a ampliação da rede em 35%.
O governador Ricardo Coutinho rebateu críticas formuladas à opção pelo Bradesco para pagamento da folha de pessoal, salientando que a escolha foi legítima e respeitou a instituição vencedora da licitação aberta pela administração paraibana. O banco prevê também modernizar os terminais de autoatendimeento da sua rede de agências, como forma de prover atendimento de qualidade e segurança para os seus clientes. A secretária Livânia Farias disse que eventuais dúvidas são naturais, já que o processo implica em transição da administração da folha de pagamento dos servidores. Entretanto, preveniu que a gestão Ricardo Coutinho, “que se caracteriza pela responsabilidade”, tem tomado todas as providências necessárias para que não ocorram problemas de monta nesse ínterim.
Nonato Guedes