A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quarta-feira (4), uma sessão especial que debateu a construção de um novo terminal de integração na área do Campo da Marquise, no Bairro do Valentina Figueiredo. Na ocasião, o gestor adjunto da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), José Augusto Morosine, apresentou, através de imagens, o projeto de construção do novo terminal ao lado do Campo da Marquise, na avenida principal da localidade.
O evento foi presidido pelo presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB), e pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), que propôs a discussão; e foi secretariado pelo vereador Marcos Henriques (PT).
Compuseram a mesa, além dos vereadores, a deputada estadual Estela Isabel (PSB); o gestor adjunto da Semob, José Augusto Morosine; o secretário municipal das Finanças, Eduardo Amorim; o diretor da Viação São Jorge, Marcos Nascimento; a ouvidora da Universidade Facene/Famene, Marlene Ramalho Rosas; o presidente da Associação do Campo da Marquise, Maurício Rodrigues de Vasconcelos; e representando as lideranças do bairro, Claudionor Farias.
O vereador Marmuthe Cavalcanti fez uma explanação sobre a questão alegando que pretende obter a revitalização da região do Campo da Marquise, a construção do novo Terminal no local e a melhoria do transporte público coletivo da comunidade. Ele falou das iniciativas do seu mandato em prol da mobilidade urbana do bairro e para melhorias no Campo da Marquise. Os problemas devem ser discutidos para se equacionar e buscar as soluções. Precisamos de melhoria no transporte público do segundo maior bairro de nossa cidade com enorme potencial comercial, social e humano, justificou.
O adjunto da Semob apresentou, através de imagens, o projeto de construção do novo terminal ao lado do Campo da Marquise. A estrutura, toda em pré-moldado, vai conter duas baias com 80 metros, para receber três ônibus cada. Na lateral da construção vai permanecer o campo com as dimensões estabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de uma pista de caminhada e uma academia ao ar livre.
O Terminal vai receber os veículos dos maiores corredores e das áreas mais distantes do bairro para encurtar o tempo das viagens na localidade. O projeto arquitetônico está pronto e até o final do mês será entregue o projeto de infraestrutura para a região, falou Morosine.
Todos os moradores e lideranças da comunidade, que usaram a tribuna, cobraram a garantia de permanência de atenção ao Campo da Marquise e a melhoria do transporte coletivo que atende a localidade.
A sessão especial ainda foi prestigiada pelo vereador Leo Bezerra (PSB) e pelo deputado estadual Trócolli Júnior (Pros).